sexta-feira, 5 de março de 2010

Superando As Más Tendências

“Más tendências”, segundo a ética do Yoga, são as inclinações que pesam negativamente em nossa responsabilidade perante a Lei de Equilíbrio Universal (ou Lei do Karma), quando por pensamento, sentimento, ação ou omissão, violamos essa Lei.

Conforme sempre afirmou a Teosofia e já se comprovou pela Física Quântica, vivemos num mar de energia. Dentro dele o homem tem livre-arbítrio para atuar segundo suas próprias inclinações. Mas essa liberdade é relativa por nos influenciarmos mutuamente e também por nos sujeitarmos aos enganos provocados pela dualidade última chamada “Espírito e Matéria”.

Nessa condição, nosso poder de agir com liberdade fica restrito ao grau da ilusão provocada pelo corpo físico (5 sentidos), pelas emoções (paixão, ira) e pela mente (separatividade, avidez, preconceitos). Ou seja, a liberdade que temos se dá dentro da limitação imposta por esses fatores. Tal prisão diminui à medida que o homem evolui, crescendo em consciência. Homens verdadeiramente livres, portanto, são apenas os “Iluminados”.

Espírito é a natureza real de tudo, como essência das coisas. Matéria é o véu que encobre essa realidade - gerando as más tendências - da mesma forma que a água suja dentro de um vaso de cristal impede que seja vista uma lâmpada elétrica acesa dentro dele. O que tem de ser feito em tal condição? A água suja precisa ser trocada por água limpa, o que acontece quando mudamos em nossos corpos as energias densas por energias mais leves, sutis, de maior vibração.

Para essa troca, é preciso ir à “raiz do mal”, como diz Taimni, o que é feito com auxílio de nossa mente através da técnica chamada “ponderação sobre os opostos”. Esse trabalho mais específico com a mente se dá porque ela é o nível mais alto de nossa natureza inferior, e também porque, segundo uma lei oculta, o “homem é (ou se torna) aquilo que ele pensa”.

Abordando isso, Taimni (A Ciência do Yoga, Editora Teosófica) separa a questão em dois aspectos importantes, como ajuda ao trabalho da mente. Esses aspectos são: a responsabilidade pelo que acontece à nossa volta e a causa de nossas reações ante o que acontece.

Taimni cita três tipos de situação quanto à responsabilidade: agir, apenas concordar com a ação de outrem ou então ficar indiferentes. Ante um ato de violência, por exemplo, o autor tem a responsabilidade maior. Os que concordam ou ficam indiferentes, contudo, têm responsabilidade também em diferentes graus. Assim, quando alguém diz “não sou capaz de matar um animal” mas come-lhe a carne, está aprovando a autoria e assumindo parte dessa agressão ao reino animal.

Nossa indiferença quanto à miséria humana que nos rodeia também representa, de certa forma, uma atitude de apoio a essa miséria, o que nos torna co-responsáveis por ela.

Quanto à causa das más tendências, Taimni cita três: avidez, ira e ilusão. Avidez é a condição da mente que provoca desejos de pegar coisas para si mesmo. A ira é provocada pela agitação da mente que se revolta contra tudo que se opõe à realização do desejo. E, finalmente, vem a ilusão de separatividade, gerando o apego que nos escraviza às pessoas e às coisas.

Taimni diz ainda que as formas mais sutis de uma má tendência não se revelam a nós até que as mais grosseiras tenham sido eliminadas. Ponderando sobre os opostos, constatamos, por exemplo, que se pode matar com uma arma ou com palavras. No ato do roubo (conseqüência da avidez), pode-se ir do roubo de um carro ao roubo das idéias alheias. Por outro lado, geralmente desculpamos a nós mesmos pelas “pequenas fraquezas”, que acabam justificando as grandes.

Refletindo sobre as virtudes e os vícios, enfim, verificamos claramente as variações de “mais ou menos” aí existentes. Caso nos surpreendamos nessa zona de penumbra, como “mais ou menos escrupulosos” ou “mais ou menos honestos”, pode ser que a consciência nos dê um puxão, elevando-nos acima do castelo de mentiras e complacências que criamos para nós mesmos.

Fonte: Terra Espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'