terça-feira, 29 de junho de 2010

A Verdadeira Religião

Por Paramahansa Yogananda

A verdadeira base da religião não é a fé, mas a experiência intuitiva. A intuição é a força da alma no conhecimento de Deus. Para conhecer profundamente a religião, é necessário conhecer Deus.

Quando vires um lindo pôr do Sol, pensa contigo mesmo: é Deus pintando o céu. Ao fitar o rosto de cada pessoa que encontrares, pensa interiormente: é Deus que assumiu esta forma. Aplica esta linha de pensamento a todas as experiências: O sangue no meu corpo é Deus, a razão na minha mente é Deus, o amor em meu coração é Deus, tudo o que existe é Deus.

Se não aplicarmos métodos científicos definidos na prática da religião, esta será pouco mais do que um lenitivo para nossa consciência.

A sua verdadeira personalidade começará a se desenvolver quando você for capaz de sentir, através da intuição profunda, que não é este corpo sólido, mas, sim, a divina e eterna corrente de Vida e Consciência que flui dentro do corpo.

A auto-realização é o conhecimento de todas as partes do corpo, da mente e da alma, que agora estão em sua posse, mas que são do Reino de Deus. Você não tem que orar para que a auto-realização venha até você. A onipresença de Deus é a sua onipresença. Tudo o que você precisa fazer é aumentar seu conhecimento.

A auto-realização não é algo que se aprende em livros; alcança-se apenas pela experiência pessoal.

O que toda religião deveria dar a seus seguidores é a percepção da Verdade – a experiência de Deus – e não meros dogmas.

O que Jesus Cristo percebeu, nós também devemos experimentar. Ele não ensinou que deveríamos adorá-Lo como uma personalidade mas, sim, experimentar o que Ele vivenciou em Sua união com Deus. Isto só pode ser alcançado pela meditação e pela obediência às Leis de Deus. Adorar a Jesus porque é Jesus não basta. Temos que abraçar os ideais universais que Ele pregou e lutar para sermos iguais a Ele.

A melhor coisa que você pode fazer para cultivar a verdadeira Sabedoria é praticar a consciência de que o mundo é um sonho.

A cura do temor está na consciência da coragem; a cura da ira, na consciência da paz; a cura da fraqueza, na consciência da força; a cura da doença, na consciência da saúde.

Doenças físicas ou mentais renitentes têm sempre uma raiz profunda no subconsciente. A doença poderá ser curada ao se arrancar as suas raízes escondidas. É por isto que todas as afirmações da mente consciente devem ser suficientemente impressivas para permear o subconsciente, o qual, de volta, automaticamente, influencia a mente consciente. As fortes afirmações conscientes têm, assim, uma reação sobre a mente e o corpo através do agente do subconsciente. As afirmações ainda mais fortes alcançam, não somente o subconsciente, mas também a mente superconsciente – o depósito mágico dos poderes miraculosos.

Obedeça as Leis de Deus sobre higiene. A higiene mental que conserva a mente pura é superior à higiene física, mas esta última é importante e não deverá ser negligenciada. Mas não viva de modo tão rígido que, ao precisar sair dos seus hábitos costumeiros, você fique abalado. [Não custa nada lembrar aqui o velho ditado: Tudo o que é demais é moléstia.]

A mente é o comandante que governa o corpo. Devemos sempre evitar sugerir à mente pensamentos de limitações humanas, como doença, velhice e morte. 

Mais do que isto, a mente deverá ser alimentada constantemente com esta verdade:
Eu sou o infinito, que se tornou um corpo. O corpo como manifestação do Espírito, é o Espírito sempre cheio de juventude.

Fonte: http://padmashanti.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Excelente texto Alexandre. Se me permite gostaria de publicá-lo no blog dos Universalistas.

    Um abraço de LUZ!

    Eduardo Levi

    ResponderExcluir
  2. Fique à vontade. Eu tbm peguei de outro blog. Textos como este precisam ser disseminados em larga escala.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'