sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Desapropriação Ilegal na Mangueira

Na Mangueira, subprefeito do Rio tenta desapropriar centenas 
de famílias na base da truculência policial e tortura psicológica.

Subprefeito da Tijuca esteve nesta quinta-feira, dia 02 de setembro nas imediações da Mangueira, acompanhado de uma tropa de choque, na tentativa de pressionar as famílias que não aceitam mudarem para casas construídas na região de Campo Grande. As casas foram construídas dentro de um padrão e a remoção seria para construções ligadas às melhorias para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, mas por lei, às famílias teria que ser oferecida não só a possibilidade de uma nova casa em outro local, mas também a alternativa de serem indenizadas dos valores de sua residência, porém essa opção parece ter sido oportunamente esquecida pelo município e vemos a administração carioca voltar aos tempos do AI5 e do governo militar.

As famílias estão recorrendo na justiça e sendo orientadas pela defensoria pública e pensam em convidar a mídia para acompanhar o procedimento ilegal que o governo insiste em querer implantar na Mangueira, mas o subprefeito ameaçou os moradores, sugerindo que "Eles iriam ver" caso chamassem a TV e os Jornais, segundo palavras dos próprios populares que presenciaram a atuação do subprefeito e "sua" tropa de choque.

As famílias que ocupam o local, onde serão desapropriadas as residências, estão ali há muitos anos e sempre viveram nesta região, já há várias gerações. Me pergunto se a TV já não deveria estar acompanhando estes tristes acontecimentos, levando a público os abusos absurdos que vem sendo impostos pelo município, desrespeitando a lei e promovendo verdadeira tortura psicológica em moradores e suas famílias.

Segundo ainda alguns moradores do local, que visitaram o local onde as novas casas foram construídas, as casas são boas, mas algumas já tem até rachaduras, além de serem em um local extremamente distante do centro do Rio, onde a maioria trabalha, sendo alguns na zona sul, o que tornaria a jornada de ida e volta do trabalho um verdadeiro suplício, ou quando muito, seriam forçados a abandonar seus empregos e buscar novos em locais mais próximos, o que seria um absurdo completo.

Mas uma vez, mesmo em anos de eleições, vemos o que move o governo de fato. O que importa é que os ricos fiquem cada vez mais ricos. A Copa do Mundo no Brasil e as Olimpíadas no Rio devem beneficiar grande parte da população, mas a maior parte dos benefícios irá com certeza para os bolsos das classes mais altas e a roda de políticos, já que a grande maioria deve dançar a dança das notas frias e do superfaturamento das obras que já começam a serem feitas em todo estado, como sempre acontece em qualquer obra feita na história do Rio de Janeiro.

Já disse uma vez e digo de novo: O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa. O que emporcalha é sua administração canalha e corrupta desde a época do Império.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'