terça-feira, 28 de setembro de 2010

Força misteriosa está trazendo a sonda Pioneer 10 de volta


Você lembra da Pioneer 10? Ela é uma sonda espacial que deixou o Sistema Solar em 1983. Pois bem, cientistas perceberam que a sonda está sendo empurrada de volta para o nosso sistema, por alguma força misteriosa.

Inicialmente, os astrônomos pensaram que a sonda estava voltando por causa do impulso que uma sobra de gás nos motores da Pioneer que estivesse escapando causaria. Mas a força é praticamente constante. Outras possibilidades como radiação solar e gravidade também foram descartadas.

A força misteriosa é 10 milhões de vezes mais forte do que a gravidade e os cientistas estão acreditando que possa se tratar de uma "nova força da natureza", desconhecida até então.

A velocidade da sonda, que é, atualmente, 43 mil quilômetros por hora e parece estar diminuindo 9 quilômetros por hora, mas a cada século.

A Pioneer está fazendo os cientistas questionarem o conhecimento que temos sobre a gravidade e o universo.

Alex - Não nos faz lembrar o primeiro filme da série cinematográfica STAR TREK? No filme, de 1979, a fictícia sonda Voyager 6 volta a Terra "transformada", após contato com inteligência artificial alienígena. 

Mahatma - A bem da verdade, trata-se de uma releitura e validação pelas mídias de um fenômeno observado por John Anderson, do JPL, em 1980 e depois estudado por Philip Laing, da Aerospace Corporation, e Anthony Liu, da Astrodynamics Sciences, sob os auspícios da NASA. A própria Aerospace difundiu o mistério 1998. Vejam o link: www.aero.org/news/newsitems/pull-102698.html

Um comentário:

  1. Sandro Camilo E Silva7 de junho de 2011 14:44

    when you song any sing, dream, dream, dream, dream, dream'o love <3

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'