domingo, 23 de janeiro de 2011

Cruz Vermelha: A Dimensão Real da Catástrofe no Rio

Houve hoje uma reunião a portas fechadas já no final desta noite com um membro muito importante da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) cujo nome não vou revelar. Ele já trabalha há mais de trinta e três anos em todos os tipos de catástrofes em todas as partes do mundo incluindo a guerra da Bósnia, o terremoto do Haiti, etc. É ele que coordena as atividades da CVB brasileira nestes locais e também da CVB internacional. Para vocês terem uma idéia, ele havia voltado de uma extenuante viagem de 22 horas desde a Rodésia só para estar ali conosco e avaliar a situação na região serrana. Ele disse que nós não tínhamos noção da catástrofe que havia ocorrido:

"Vocês nunca tiveram oportunidade de testemunhar catástrofes mundiais e por isso é natural que sejam incapazes de avaliar a extensão dos danos aqui ocorridos. Devido a décadas de experiência de campo e de levantamento de áreas de desastre, posso seguramente, afirmar que somente aqui no município de Teresópolis o número de mortos soterrados de longe ultrapassa a casa dos 6.000. Na região serrana ao todo o número de mortos deve facilmente chegar a mais de 12.000 pessoas.

No Brasil, vocês nunca lidaram com catástrofes naturais de grandes dimensões, daí a falta de preparo e de noção do que realmente se passa. Pelo quadro vigente no Haiti, vocês podem contabilizar as milhares de pessoas que já morreram de febre tifóide. Não importa se sejam os brancos loiros de olhos azuis da Bósnia-Herzegovina ou os negros suados do Haiti ou os habitantes de Teresópolis. Todos os corpos que necropsio fedem e estão imundos. Morto não tem raça, ou status social. Todos os corpos apodrecem e se decompõem. São mais de 6.000 corpos nos leitos dos rios, nos mananciais e nas suas margens, enterrados a vários metros de profundidade.

Haverá inúmeras epidemias daqui há algumas semanas surgindo primeiramente de forma discreta e depois se alastrando pelas cidades supridas por essas águas. A falta de experiência do Brasil e dos brasileiros em termos de dimensões de catástrofes levam a estas estimativas ingênuas do que realmente aconteceu. Em qualquer outro país civilizado, o procedimento correto seria o de declarar lei marcial e exigir intervenção federal nesta situação. A própria viabilidade e existência destas cidades será posta à prova nos meses que virão na medida em que a população começar a adoecer.


Quanto ao prefeito da cidade, ele é um bandido, um crápula, que precisa ser acionado judicialmente, preso e condenado por crime contra a humanidade. Há dezenas de equipes especiais de resgate aqui conosco como as de Santa Catarina, Santos e São Paulo e a prefeitura se recusa a usar os seus profissionais para as missões de resgate.

A CVB é um órgão de assistência emergencial e vocês já passaram da fase de emergência e estão exercendo um papel assistencial. Isto não é de competência da CVB. O prefeito de Teresópolis desacatou a CVB e por conta disso, ao desacatar a autoridade da CVB cometeu um ato infracional. O seu prefeito deve ser preso por crime contra a humanidade. Muitas pessoas ainda irão morrer nos próximos meses devido as doenças que irão se disseminar.

Entendam que a CVB está sendo utilizada como manobra política e a isso não nos subteremos. Estou declarando que a partir de hoje se dão por encerradas as atividades da Cruz Vermelha em Teresópolis. Todos os mantimentos, água e remédios deverão ser doados à população carente desde que comprovem a baixa renda. Não tenham tanta certeza de que o acidente de helicóptero que acometeu o chefe da CVB de Teresópolis tenha sido um mero acidente. Não podemos ter garantia de nada. Portanto declaro encerrado as atividades da CVB de Teresópolis a partir de agora. Sabemos do espírito altruísta de todos os senhores mas como dizemos no meio militar - "Excesso de vibração mata". Peço que interrompam as suas atividades a partir de hoje pois dezenas de órgãos governamentais por trás de vocês estão ganhando verbas assistenciais de milhões de reais para não realizarem o trabalho que vocês estão fazendo voluntariamente de graça.


O prefeito desta cidade deve receber prisão civil por ato infracional e será apenas uma questão de poucos meses para que as cidades das regiões serranas se tornem regiões doentes caso não seja coordenado um esforço conjunto sério para a remoção destes milhares de cadáveres se decompondo nos rios que suprem estas cidades".


Martius de Oliveira


16 comentários:

  1. Vivemos numa farsa sem limites. Somos enganados e ludibriados de todas as formas.
    bela publicação, grande protesto, especial alerta.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito na maquiagem do número verdadeiro de mortos, afinal estamos na era PT, mas acho que a matéria perde em credibilidade quando não cita o nome da pessoa que afirma que o número pode chegar a 12000. Sendo isso verdade, é um desserviço a todos que essa pessoa se cale ou não contate a revista VEJA, ou outro meio de comunicação confiável, para desmascarar a mentira oficial. Acabará sendo cúmplice do que vier a acontecer!

    ResponderExcluir
  3. Bem, certo é que os números nunca serão conhecidos na sua totalidade, o que aumenta o escândalo, agigantando a ineficiência do governo, pois a situação é traumática. O homem é fruto das suas escolhas e as conseqüências estão sendo apresentadas

    ResponderExcluir
  4. O número é um tanto ou quanto estappafúrdio,mas uma coisa é certa ,o dinheiro está sendo roubado pelos políticos de rapina de plantão.

    http://orgonio.com/tag/politica/

    ResponderExcluir
  5. Domingos disse...
    Grave e plausível denúncia, a qual deveria ser investigada de forma 'transparente e pública', entretanto o ônus moral também recai sobre aquele que denuncia e não se identifica incondicionalmente.
    Infelizmente este trite e lamentável evento está realmente se tornando fonte de renda de muitos, de toda sorte, que o Pai Maior tenha piedade destas almas tão abruptamente ceifadas.

    ResponderExcluir
  6. Compartilho da opinião de que as pessoas da região devem ser alertadas sobre o que está por vir. Não avisá-las seria uma temeridade e com certeza um crime.
    Que seja preservada a identidade de quem passa estes dados, mas o amigo que postou o assunto é responsável pelo esclarecimento junto a opinião pública. Caso seja verdade, providências devem ser tomadas, caso não, há o risco de deixar as pessoas alarmadas, desesperadas, mais do que estão.

    ResponderExcluir
  7. O senhor, responsável por este blog, já está sendo acionado na justiça, pelo que li nos jornais de hoje, por divulgar informações falsas e alarmistas.

    ResponderExcluir
  8. tomara que exista o inferno para quem usa a tragédia dos outros para fazer politicagem da mais rasteira. A notícia é falsa, alarmista, e criminosa... busca desestabilizar a troco de não sei o quê, chega a pedir para as pessoas pararem de fazer doações.... Tomara que aconteça tragédia pior com o autor e com quem, de maneira intencional, reproduz noticias sabidamente falsas.

    ResponderExcluir
  9. Rodésia era o nome utilizado durante a colonização da África a uma região interior da África austral cuja colonização inicial se deveu a Cecil Rhodes; embora ele tivesse chamado Zambezia a essa região (que é atravessada pelo rio Zambeze), mais tarde ela foi assim rebatizada.

    ResponderExcluir
  10. Se realmente estas informações procedem, porque não estão em orgãos da imprensa que num
    regime democrático podem exprimir livremente sua opinião? As denúncias são gravíssimas, exigem providências por parte do Ministério Público.

    ResponderExcluir
  11. Sou da região serrana, tenho teresopolis como minha segunda cidade natal, tenho um grande amor e carinho pela cidade, tenho amigos e parentes, e tenho alguns amigos que nunca mais verei,e também já perdi um filho com nove anos em uma tromba d'agua e deslizamento de terra, e com total e completa revolta ao receber uma noticia desta, só quem perdeu é que sabe o tamanho da dor, ratos políticos, bandidos diplomados, pessoas sem respeito ao próximo, safados e calhordas, são da pior espécie não são ser humanos, com certeza estão bem acima de outras classificações e bem piores que animais, que ainda planejam contra a vida daqueles que são instrumentos de Deus, anjos escolhidos para salvar e ajudar a diminuir a dor de quem perdeu tudo, infelizmente, verdadeiros instrumentos malignos para a dizimar, que se tenha um lugar muito pior que o inferno para estes.

    ResponderExcluir
  12. NAO DUVIDO NADA Q ESTES POLITICOS ESTAO TAPANDO O SOL COM A PENEIRA O PONDO O DINHEIRO NO BOLSO PQ EN TODA A REGIAO (TERESOPOLI,VALE DO CUIABA-PETROPOLIS,SUMIDOURO ,SAO JOSE DO VALE DO RIO PREETO E DISTRITOS VIZINHOS ) AFETADO PELA CATASTROFE DEVEM SER INVORMADA PELAS DOENÇAS Q JA ESTAO CHEGANDO DEVAGAR E EM SEMANAS IRAO SE ALASTRAR RAPIDAMEMNTE DURANTE AS SEMANAS Q ESTAO CHEGANDO ...POR ISSO JA TERIA Q CHEGAR NAS MAOS DA O N U E ,DO GOVERNO FEDERAL E PRINCIPALMENTE NA TELEVISAO ONDE TODOS PODEM VER A MERDA Q OS PREFEITOS ESTAO FAZENDO COM AS PESSOAS DE SUA CIDADES E PARA DIVULGAR O CAMINHO MAS RAPIDO E EFICIENTE PARA NAO OUVER MAS MORTES AGORA POR CAUSA DE DOENÇAS
    ABRAÇOS E DIVULQUEM ISSO NO ORKUT FACEBOOK MSN E ETC PARA O BRASIL E O MUNDO FICAREM SABENDO DA MERDA Q TEMOS EN NOSSAS CIDADES
    FORTE ABRAÇOS E BOA SORTE A TODOS DA REGIAO SERRANA

    ResponderExcluir
  13. Acho q a verdade tem q aparecer e tds precisam saber das doenças q virão e até aonde será atingida.Q Deus ajude a tds.

    ResponderExcluir
  14. fico indignada com o número de caminhões de doações que estão sendo liberadas pela prefeitura a veriadores e futuros candidatos, para que estes, utilizem as doações como manobra de campanha. E eles ainda insistem em deixar que primeiro seus familiares escolham as doações novas, nas embalagens, e depois, ao distribuir as doações, para as pessoas carentes " o fulano de tal" é tão bonzinho!
    Isso é uma vergonha!
    Sem contar nas doações que chegaram do exterior e que nem de longe, o povo carente conhceu. Estas, ficaram com a "elite".

    ResponderExcluir
  15. O motivo pelo qual não está sendo divulgado o nº de mortos esta ligado ao fato de que se for declarado que tem apartir de 1000 mortos as verbas destinadas para essa catastrofe deverá ser administrada por um orgão do Governo Federal ou até mesmo ONU, que fariam um trabalho sério de socorro as vítimas e recuperação das cidades. Logo os governos estaduais e municipais não poriam a mão nesse dinheiro, e logico que eles não querem perder essa oportunidade de se beneficiar. Mas esse seria um cASSO de uma investigação jornalistica do tipo para a revista Veja.

    ResponderExcluir
  16. Afirmo e reafirmo o que disse, muita coisa ou palavras foram manipuladas, Primeiro , para um combatente Rodésia sempre sera Rodésia, por que essa divisão Zimbábue e Zâmbia é vergonhosa e politica, e só privilegia uma minoria negra a escravizar seus irmãos Brancos e Negros, e não ao contrario, que nascidos na africa brancos ou negros todos somos africanos, se uma parte de minhas denuncias não fossem acatadas seu Prefeito teria feito muito pior, acordem meus queridos, até quem devia distribuir honestamente, esta sendo denunciado e averiguado, fora os absurdos de disperdicio e roubo, a falta de investigação e resgate dos corpos é o que mais me choca, no segundo dia falei e reafirmo, cuidado temos que nos preparar, nada foi feito a respeito de novas moradias e forma digna de se morar, tenho muito respeito pela cidade e seus moradores, mais essa culpa tbm é por puro descaso deles de não se cobrar das autoridades, uma transparencia no uso do publico em prol do privado de alguns, em curtas palavras, roubo, abuso do poder, crápulas, que se colocam em nome do povo pra poder roubar descaradamente, sempre estarei a disposição quem queira pra dar esclarecimentos do que sei e a experiência do que sei, até quem deveria me apoiar retirou o corpo fora e agora tem que se explicar pelos desperdícios de doações e ma gestão, graças ao Senhor a rotação da terra continua, e tudo a seu tempo se esclarece

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'