sábado, 12 de março de 2011

Fukushima: Explosão no Reator

A usina nuclear de Fukushima sofreu uma explosão neste sábado, segundo imagens da televisão japonesa. Funcionários ficaram feridos. A explosão acontece um dia após o terremoto de 8,9 graus seguido de tsunami na região nordeste do país.

Moradores dos arredores da central nuclear foram aconselhados a permanecer em casa, não beber água encanada e proteger o rosto com máscaras ou toalhas molhadas. O local apresenta radioatividade 20 vezes superior às condições normais.

Teto e algumas paredes da instalação teriam desabado. De acordo com a televisão pública NHK, vários empregados da usina ficaram feridos na explosão que ocorreu às 16h (03h de Brasília). As causas ainda são desconhecidas.

Mais cedo, a agência Jiji havia anunciado que era altamente provável que estivesse ocorrendo uma fusão no reator número 1 de Fukushima.

Um porta-voz da companhia elétrica Tokyo Electric Power (Tepco), titular da central, negou, no entanto, que tal fenômeno estivese acontecendo e afirmou que a companhia estava tentando fazer subir o nível de água para esfriar o reator. A Tepco também informou ter liberado vapor radioativo para reduzir a pressão excessiva no reator da central nuclear.

A radioatividade registrada na sala de controle do reator da central de Fukushima 1 chegou a atingir um nível mil vezes superior ao normal após problemas de refrigeração provocados pelo terremoto.

Antes da liberação do vapor radioativo, as autoridades decretaram uma zona de isolamento de 10 km em torno de Fukushima 1, envolvendo mais de 45 mil pessoas que vivem na região.

Será que existe o perigo de o fantasma da medonha "Síndrome da China"?

A coisa está cada vez mais preocupante. Imagina isso sendo levado pelo vento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'