domingo, 3 de abril de 2011

Japão divulga imagem de vazamento em Fukushima

fotoA Tepco, a operadora da usina nuclear de Fukushima no Japão, divulgou neste domingo (3) a imagem que mostra por onde a água radioativa vazou para o mar.

Após a confirmação do vazamento, agora, a operadora trabalha na tentativa de descobrir uma medida que freie os danos.

O novo planejamento da Tepco é utilizar polímero em pó para conter o vazamento de água radioativa ao mar, depois de uma tentativa frustrada de resolver o problema com concreto.

Nesse sábado (2), a operadora detectou uma rachadura de cerca de 20 centímetros no muro de uma fossa próxima ao reator, na qual há água com elevada radioatividade (um nível de iodo 131 que excede 10 mil vezes a concentração legal) que vaza para o Oceano Pacífico.

Assim que o problema foi descoberto, os técnicos da Tepco tentaram cobrir a rachadura com o uso de concreto na fossa, no entanto, a contínua presença de água impediu que o material se solidificasse. Assim, a proposta é que, neste domingo, os técnicos comecem a injetar polímero em pó altamente absorvente nos encanamentos que conduzem à fossa, que fica localizada perto da tomada de água do reator 2 e que contém cabos elétricos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'