terça-feira, 5 de julho de 2011

Contato

Diálogos extraídos do filme Contato (1997) de Robert Zemeckis, que por sua vez é uma adaptação do livro homônimo de Carl Sagan.


Executivo: Devemos confessar que sua proposta parece mais ficção-científica que ciência propriamente dita.
Ellie Arroway (Jodie Foster):Ficção-científica. Tem razão, é loucura. De fato é pior ainda, é completamente insano. (fecha maleta abruptamente e dirige-se à mesa) Quer ouvir uma coisa bem louca? Ouvi dizer que dois caras querem construir uma coisa chamada "avião", você sabe, as pessoas entram nele e voam como pássaros, é ridículo, não é? E quanto à quebrar a barreira do som, ou enviar foguetes à lua, ou energia atômica, ou uma missão para Marte? Tudo ficção-científica, não é? Vejam bem, tudo que lhes peço é uma mentalidade um pouco mais aberta. Dêem um passo para trás e examinem o panorama. Tentar algo que pode resultar no momento mais impactante da História da... História.

Ellie desafia Joss (Matthew McConaughey) a provar a existência de Deus.

Joss: Você amava seu pai?
Ellie: O quê?
Joss: Seu pai. Você o amava?
Ellie: Sim, muito.
Joss: Prove.

Joss: Ao fazer isso, você estará colocando sua vida em risco, você pode morrer. Porque?
Ellie: Sempre estive buscando uma coisa, uma razão para estarmos aqui. O que estamos fazendo aqui? Quem somos nós? Se essa é uma oportunidade de descobrir ao menos uma parte da resposta... não sei, acho que vale uma vida humana. Você não acha?

Jay Leno: Então descobriram que há vida em outros planetas. Cara, isso vai mudar definitivamente o concurso de Miss Universo.

Alien:Vocês são uma espécie interessante. Uma mistura interessante. Capazes de sonhos tão belos e pesadelos tão horríveis. Sentem-se perdidos, isolados, sozinhos. Só que não estão sozinhos. Escute, em todas as nossas buscas, descobrimos que a única coisa que torna o vazio mais suportável é o seu semelhante.

Examinador: Se você conseguisse contatar os extraterrestres e pudesse fazer a eles uma única pergunta, qual seria?
Ellie: Bem, suponho que seria "como vocês conseguiram"? Como evoluíram, como sobreviveram a essa adolescência tecnológica sem se auto-destruírem?

Ellie: Eu... tive uma experiência. Não posso prová-la, não posso sequer explicá-la, mas tudo que sei como um ser humano, tudo que faz parte de mim me convence que foi real! Algo maravilhoso me foi dado, uma coisa que me transformou para sempre... Uma visão do Universo, que nos mostra, inegavelmente, o quanto somos pequenos e insignificantes, mas também o quanto somos... raros e preciosos. Uma visão que nos mostra que pertencemos a algo maior que nós mesmos, que nenhum de nós está sozinho. Eu gostaria que... todo mundo, ao menos por um instante... pudesse sentir... esse encanto, humildade e esperança. Mas... isso continua apenas a ser meu sonho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'