quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dalai Lama promete que participará na eleição de seu sucessor

WASHINGTON, EUA — O Dalai Lama, chefe espiritual dos tibetanos, insistiu no fato de que participará na eleição de seu sucessor, durante uma entrevista divulgada na segunda-feira nos Estados Unidos, na qual classificou de ridícula a vontade de Pequim de controlar o processo.

Dalai Lama partiu dos Estados Unidos na véspera, depois de uma estada de quase duas semanas, durante a qual foi recebido no sábado na Casa Branca pelo presidente Barack Obama, o que provocou a irritação das autoridades chinesas, que o acusam de intenções separatistas.

O líder espiritual tibetano, que festejou seus 76 anos durante essa viagem, insistiu no fato de que não deixará a China tomar controle de sua sucessão.

"A reencarnação ou a próxima vida do Dalai Lama logicamente é assunto meu, não de outros", declarou ao canal NBC.

"Minha próxima vida, no final das contas, será decidida por mim mesmo, e mais ninguém", insistiu.

Fazendo referência aos dirigentes chineses, declarou que eles "adotaram uma política que é ridícula".

O Dalai Lama não explicitou claramente se vai se ocupar de sua sucessão no sentido material ou espiritual. A tradição tibetana determina que os monges identifiquem um jovem como a reencarnação de um lama falecido.

O Dalai Lama já declarou no passado que tinha a tradição de romper com a tradição de eleger seu sucessor antes de morrer.

As autoridades chinesas afirmaram em 2010 que tinham a última autoridade em termos de eleição do sucessor do Dalai Lama e que qualquer eleição que não tiver a assinatura de Pequim será ilegítima e sem valor.

Fonte: AFP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'