segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Empresa brasileira vai desenvolver motores para carros elétricos

O BNDES anunciou um financiamento para o desenvolvimento de motores elétricos inovadores, a serem fabricados pela WEG S/A.

Os motores seguirão duas rotas tecnológicas: a de tração elétrica híbrida e a de tração puramente elétrica.

Entre as tecnologias inovadoras, estão o desenvolvimento de um sistema de tração mais leve, compacto e eficiente em comparação aos já existentes, e de um novo sistema de refrigeração que permita a redução de peso e aumento da confiabilidade dos motores

A empresa receberá apoio do BNDES no valor de R$ 7,5 milhões, equivalentes a 62,3% do investimento total, de R$ 12 milhões.

Veículos elétricos

Entre os méritos do projeto, apontados pelo BNDES como justificativa para o financiamento, está o alto potencial de crescimento do mercado de veículos elétricos, com demanda nacional em nichos específicos.

Além disso, os sistemas de tração elétrica são uma alternativa ao uso de motores a combustão, sobretudo porque trazem menos impacto ao meio ambiente e são mais eficientes.

Boa parte da atual ineficiência energética do motor de combustão vem da geração de calor. Estima-se que apenas 15% da energia potencial de um combustível em um automóvel seja efetivamente utilizada para movimentá-lo.

Já os veículos elétricos apresentam rendimento mínimo do motor de 40%.

Tipos de veículos elétricos

Há, atualmente, duas categorias de veículos elétricos: híbridos e puramente elétricos.

Os híbridos são assim chamados por combinarem um motor de combustão interna com um gerador, uma bateria e um ou mais motores elétricos. Nesses veículos, o motor a combustão é menor e menos potente que nos veículos convencionais, reduzindo o consumo de combustível e o volume de emissões.

Os veículos puramente elétricos não possuem motor a combustão. São integralmente movidos por energia elétrica, seja provida por baterias, por células de combustível, por placas fotovoltaicas (energia solar) ou ligados à rede elétrica, como os trólebus. A maioria dos lançamentos das grandes montadoras tem-se concentrado em veículos à bateria.

Por ser um fabricante brasileiro de geradores e motores elétricos, a WEG pode contribuir para o desenvolvimento de uma indústria nacional de veículos elétricos.

O desenvolvimento será realizado prioritariamente na sede da empresa, em Jaraguá do Sul (SC), mas também poderá ser executado por parceiros tecnológicos, como consultores, universidades ou institutos de pesquisa.

A conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'