quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Mito do Vampiro

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia revelou que mais de 27% dos norte-americanos acreditam que os vampiros existem. Caso tivesse sido perguntado sobre a aparência dos vampiros, provavelmente os teriam descrito parecidos com os personagens que aparecem em inúmeros filmes, cuja origem está no romance escrito por Bram Stoker, Drácula.

Este vampiro é descrito como sendo um aristocrata que se sente sexualmente atraído por ambos os sexos, aos quais tambématrai. Durante o dia permanece em um ataúde de seu castelo; mas durante a noite, tem o poder de voar e aparecer para beber sangue. Tem pavor de cruzes, alho e luz.

Contudo, existe outro tipo de vampiro, o popular, que se encontra nos relatos históricos da maioria das culturas. Os atributos deste vampiro são muito diferentes dos que são descritos nos meios de difusão, estando bem distante da aristocracia: o vampiro popular seria um simples camponês.

Diferente de seu contraponto refinado, o vampiro popular reside em um cemitério, normalmente sem ataúde. Enquanto que o vampiro refinado aprecia seu estado de "morto-vivo" e viaja grandes distâncias para buscar mais vítimas, o vampiro popular odeia sua condição e nunca vaga além de seu povoado. A diferença entre ambos é tão grande, que pode-se dizer que o vampiro aristocrata e o popular nunca se tratariam socialmente.

Para entender porque existe uma crença universal no vampiro popular, é necessário retroceder apenas 200 anos, a uma época em que as causas de muitas doenças eram um mistério e a decomposição de um cadáver pouco entendida. As pessoas acreditam que a doença e a morte eram a vontade de Deus. Porém, de vez em quando, surgiam situações que faziam suspeitar que forças sinistras estavam atuando.

Os Vampiros "Reais"

Os psicologos definiram i vampirismo clínico como uma atração sexual pelo sangue. A Sindrome consiste em uma atração compulsiva pelo sangue e um interesse anormal pela morte, que se manifesta na necessidade de beber sangue durante as relações sexuais e também na necrofilia. A Síndrome é rara, porém serve para mostrar que os vampiros estão entre nós:

- Tracey Wigginton bebia sangue de seu amante durante o sexo. Porem, em 1989, chegou a matar para beber sanghe, apunhalando Edward Clyde de 47 anos e bebendo sangue de suas feridas.

- Em 1992, o brasileiro Marcello Costa de Andrade matou e bebeu o sangue de 14 meninos acreditando que com isso se tornaria mais belo.

- A Jornalista Susan Walsh desapareceu em julho de 1996 enquanto investigava uma seita de vampiros adolescentes em Nova York. Antes de desaparecer, havia revelado que eles bebiam sangue humano.



2 comentários:

  1. As vezes viajo nessas hitorias de vampiros, mas já pensou como seria se existissem! eu acharia o maximo...

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'