quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Arqueólogos descobrem palácio maia de 2.000 anos!


Um grupo de especialistas descobriu um palácio maia com cerca de 2 mil anos de antiguidade no sítio arqueológico Plan de Ayutla, no estado mexicano de Chiapas, indica em comunicado o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH). "A descoberta constitui a primeira evidência arquitetônica de uma ocupação tão avançada entre as antigas cidades maias da bacia do Alto Usumacinta (no município de Ocosingo)", diz a nota do INAH.

A instituição destacou que, nesse sítio arqueológico da selva Lacandona, foram encontradas evidências do palácio maia de princípios da nossa era, que deve ser aberto ao público no ano que vem. O diretor do projeto, Luis Alberto Martos, explicou que esta nova descoberta foi localizada em um pátio fundo situado na Acrópole norte do sítio arqueológico, que representa a primeira evidência de uma ocupação avançada entre 50 a.C. e 50 d.C., entre as antigas cidades maias no Alto Usumacinta.

Martos acrescentou que, até agora, as evidências mais antigas eram do ano 250 d.C., embora existissem restos cerâmicos de pelo menos um século antes. Segundo ele, o palácio descoberto está conformado "por quartos com muros de quase um metro de largura, cujas esquinas são arredondadas, um traço precoce da arquitetura maia".

Veja as fotos: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'