sábado, 10 de setembro de 2011

Entrevista com o Diretor do Kabbalah Centre do Brasil

Religião? Estilo de vida? Mania de famoso? Saiba o que é a Kabbalah 
lendo a entrevista que fizemos com o diretor do Kabbalah Centre 
do Brasil, Yonatan Shani.

Yonatan Shani
O que significa a Kabbalah?

Yonatan Shani: A Kabbalah é uma sabedoria que oferece as ferramentas necessárias para que as pessoas consigam se elevar acima das limitações do mundo físico e atingir a plenitude duradoura e ininterrupta. Ela defende que o ser humano é feito de desejo e o que diferencia uma pessoa da outra é o que ela deseja, porém, o desejo precisa ser “refinado”. O preenchimento verdadeiro e duradouro só ocorre por meio do trabalho espiritual, que contém parte do controle e refinamento deste desejo. 

Como surgiu a Kabbalah?

YS: O primeiro kabalista foi Abraão, que escreveu o Livro da Formação. Depois veio Moisés e a tradição foi passada de professor para aluno no decorrer dos anos. Cerca de 2 mil anos atrás, Rav Shimon Bar Yochai escreveu o texto principal da Kabbalah, o Zohar, que decodifica os ensinamentos da Bíblia. O primeiro Kabbalah Centre foi criado em Israel, em 1922, por Rav Ashlag. Hoje em dia, o principal Centro está localizado em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, porém, há outros Centros e Grupos de Estudos em mais de 50 países.

Qual é o principal objetivo da Kabbalah e o que ela prega? 

YS: O principal objetivo da Kabbalah, primeiramente, é ajudar o ser humano como indivíduo. Depois, é ajudá-lo como cidadão para que juntos à humanidade consigam atingir um único propósito: o de fazer um mundo melhor. Com frequência tentamos trazer uma sensação de empolgação a nossas vidas por meio de algum tipo de estímulo exterior, mas nunca saberemos o que é ter um sentido e um propósito verdadeiro na vida enquanto continuarmos acumulando experiências de curta duração. Algumas pessoas desejam satisfação sexual, outras buscam enriquecimento espiritual, fama e até solidão - todos nós desejamos alguma coisa. Se estamos sempre infelizes e ansiosos é porque nossos desejos não são constantemente preenchidos pela luz. Na Kabbalah, essa luz significa a mesma coisa que Deus ou Universo ou o que cada um acredita. Quando estamos conectados com a luz, não temos medo, ansiedade ou insegurança a respeito do futuro. A Kabbalah ensina também que viemos ao mundo para resgatar nosso desejo de receber mais pelos nossos próprios méritos, e não simplesmente por receber. Para chegar a esta etapa, enfrentamos desafios, obstáculos e dificuldades nos caminhos percorridos, porém, no final, a satisfação da conquista é infinita, prazerosa e reconfortante, uma verdadeira sensação de dever cumprido.

Como é a prática diária da Kabbalah?

YS: A prática da Kabbalah é flexível e pode ser aplicada nas mais variadas situações da vida. A Kabbalah ajuda a controlar nossos impulsos e a pensar mil vezes antes de tomar uma decisão. A sua verdadeira prática consiste em discernir o melhor caminho que, na maioria das vezes, é sempre o mais difícil. Além disso, existem meditações e outras conexões que servem como “ferramentas” de apoio para nossa consciência.

Qual a reação entre a Kabbalah e o Judaísmo?

YS: Muitas pessoas fazem uma ligação direta entre a Kabbalah e o Judaísmo, mas o que muitos não sabem é que o Judaísmo nasceu da Kabbalah. Acreditamos, também, que Jesus Cristo era um kabalista e, assim como a religião católica, o islamismo e algumas religiões orientais foram baseadas na Kabbalah. 

O que diferencia a Kabbalah das religiões?

YS: Ela é a essência de várias religiões. É importante ressaltar que a Kabbalah não é uma religião, mas sim uma espiritualidade. Infelizmente, as religiões, de maneira geral, tendem a se divergir, conflitando entre si. Temos certeza absoluta, acreditamos e ratificamos que a espiritualidade é a “ponte” para unir as religiões e as pessoas.

A popularização da Kabbalah pelos famosos é positiva para a difusão da filosofia ou a banaliza?

YS: O grupo dos famosos é o que cria o maior “barulho”. Acreditamos que a popularização é boa. Muitas pessoas criticam a Kabbalah chamando-a de pop, mas se é o pop que gera o interesse de um jovem, por exemplo, isso é positivo para nós. 

Quem pode frequentar estes cursos?

YS: Não existe um perfil específico. No Kabbalah Centre temos pessoas de todos os perfis, com idades, religiões e profissões diferentes. Todos buscam a mesma coisa: luz espiritual e equilíbrio. Qualquer pessoa que esteja disposta a conhecer e a entender nosso propósito no mundo é bem-vinda ao Kabbalah Centre. 

Existe algum curso específico para Jovens?

YS: Os cursos e palestras são para todas as faixas etárias. Mas um de nossos livros de maior sucesso, “O Poder da Kabbalah”, é voltado justamente aos jovens.

O que uma pessoa que quer conhecer a Kabbalah deve fazer? 

YS: A pessoa interessada em conhecer a Kabbalah pode entrar em contato com um dos nossos instrutores por telefone (11-3061-2307 / 0800-772-3272). Também é possível receber gratuitamente um exemplar do livro “O Poder da Kabbalah” pelo site – a única despesa é o repasse do custo do envio. Além disso, oferecemos palestras, cursos introdutórios e de aprofundamento, grupos de estudo, seminários, viagens, atividades específicas para datas significativas no calendário kabalístico e uma comunidade de professores e alunos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'