sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Fórum mundial no Chile sobre vida extraterrestre


Santiago do Chile, 30 nov (Prensa Latina) Reconhecidos cientistas, astrônomos e filósofos assistirão à inauguração hoje aqui de um fórum internacional que debaterá sobre os impactos do aquecimento global e a respeito da vida extraterrestre e da inteligência artificial.

O denominado "Congresso para o futuro" sessionará até o próximo dia 3 de dezembro com a presença dos Prêmios Nobel Ragendra Pachauri (da Paz, 1997), Yuan Tseh Lee (de Química, 1986) e Carlo Rubbia (de Física, 1984).

De acordo com a pesquisadora chilena María Teresa Ruiz, a factibilidade da conexão entre a vida na Terra e a existência extraterrestre é cada vez mais real, tomando-se em conta que só em nossa galáxia há mais de 100 mil outras estrelas.

"Os cientistas sempre temos quisto nos responder a pergunta de se os humanos estamos ou não sozinhos nesta galáxia", afirmou o Prêmio Nacional de Ciências Exatas e professora do Departamento de Astronomia da Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade do Chile.

Apontou que o encontro pretende avançar nas respostas de interrogantes a respeito da vida, tema essencial que a seu modo de ver está cheio de mistérios cativantes que podem ser abordados por muitas disciplinas.

Durante as jornadas do "Congresso para o futuro" serão também examinados tópicos como o envelhecimento celular, os transgênicos e as novas descobertas que permitiriam prolongar a expectativa de vida dos humanos.

A respeito da transcendência do evento, o presidente do Senado chileno, Guido Girardi, comentou que o mais importante é ter clareza que as políticas devem regular os avanços em ciência e tecnologia e evitar que sejam engolidos pelo mercado.

Trata-se não só de olhar para o mundo que vem, mas para o que já chegou, sublinhou.

No caso do Chile em particular chamou a estudar a cultura e cosmovisão mapuche, uma forma mais humana e holística de ver o universo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'