sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aluna da quinta série descobre nova substância química



Uma aluna americana de 10 anos descobriu um composto químico desconhecido para a ciência, fazendo as tarefas recebidas do seu professor de química. O achado, de acordo com a substância química, poderia ser usado para poupar energia, ou até mesmo como um novo tipo de explosivo, informa o serviço de imprensa da Universidade Humboldt de Califórnia.

A aluna da quinta classe,  Clara Lazen, e seus colegas freqüentam uma escola que opera de acordo com o método de Maria Montessori. Tiveram a tarefa de compor uma molécula modelo com seus elementos básicos: as esferas coloridas representam átomos e as varas de plástico simbolizam as ligações entre eles. Clara montou das partes — "átomos" de oxigênio, nitrogênio e carbono, uma combinação que pareceu para o seu profssor, Kenneth Boehr muito estranha.

Então ele decidiu consultar com o seu amigo, Bob Zoellner, professor de química da Universidade Humboldt para qual enviou uma foto da molécula.

Zoellner, que entre outras coisas é responsável pela investigação de novos tipos de combinações, descobriu que este era desconhecido para a ciência moderna. O cientista estudou o banco de dados de artigos que armazena o trabalho científico em química desde 1904 e encontrou apenas um artigo que se refere a uma substância parecida — tetranitratoksikarbon. No entanto, a estrutura montada pela aluna foi feita em uma ordem diferente, e assim, as propriedades químicas desta molécula deveriam ser diferentes.

Após análise concluiu que a substância poderia ser usada para economizar energia. Outra possível aplicação poderia ser no campo de explosivos, desde a sua estrutura contém grupos de átomos semelhantes aos de nitroglicerina.

O cientista publicou um artigo sobre o novo material no jornal Computational and Theoretical Chemistry. Como resultado, Clara virou a co-autora de um artigo científico . Zoellner espera que este evento possa aumentar o interesse da menina na ciência.

"As mulheres são frequentemente mais bem preparadas para a aprendizagem no ensino superior do que os homens, mas por várias razões não querem fazer a pesquisa no futuro. Se eu puder salvar nela e nos seus colegas o interesse na ciência, eu vou assumir o sucesso" , disse cientista.

Fonte: Pravda


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