segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aos 17 anos, jovem cria nanopartícula contra câncer

Uma jovem dos Estados Unidos desenvolveu uma nova nanopartícula que tem potencial para ajudar no tratamento de diversos tipos de câncer.


A criação de Angela Zhang, de 17 anos, foi ganhadora na categoria individual do Siemens Competition Math, Science & Technology, um concurso promovido pela Siemens que tem o objetivo de revelar os novos talentos da ciência em todo o mundo.

O nanosistema poderia ajudar a superar a resistência do câncer, minimizar os efeitos colaterais indesejáveis, e permitir o monitoramento em tempo real da eficácia do tratamento.

Zheng conseguiu desenvolver uma nanopartícula de ouro e óxido de ferro que pode ser enviada ao centro do tumor através de uma droga à base de salinomicina, também usada para combater o câncer. A substância "procura" pelos tumores e, por isso, é um ótimo meio para transportar a nanopartícula. Uma vez que atinge o alvo, ela mata as células-tronco do câncer de fora para dentro.

A nanopartícula multifuncional combina terapia e imagem em uma única plataforma, com os componentes de ouro e óxido de ferro permitindo tanto imagens de ressonância magnética e Fotoacústica. Este nanosistema poderia ajudar a superar a resistência do câncer, minimizar os efeitos colaterais indesejáveis, e permitir o monitoramento em tempo real da eficácia do tratamento.

Zhang passou mais de mil horas nos dois últimos anos em pesquisa para seu projeto, em um programa de desenvolvimento de estudantes do ensino médio da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos e já tem planos para o futuro: deseja ser pesquisadora, mas ainda não definiu ao certo qual carreira irá seguir.

A adolescente revela que ficou surpresa com a taxa de sobrevivência de pacientes submetidos ao tratamento contra o câncer atual. Por isso, decidiu pesquisar e criar um tratamento mais eficaz e menos categórico da doença.

Zhang levou um prêmio de US$ 100 mil dólares (cerca de R$ 180 mil reais) por sua criação.

Fonte: isaúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'