quarta-feira, 7 de março de 2012

Área Q - Estréia dia 13/04/2012

Fruto do trabalho de parceria e intercâmbio entre profissionais cearenses, norte-americanos e de outros estados brasileiros, o longa-metragem Área Q - rodado no interior do Ceará e nos Estados Unidos – acaba de avançar mais uma etapa para seu lançamento e chegará em breve aos cinemas.

Em evento promovido para jornalistas e convidados na noite da última quinta-feira (2), no Foyer do Teatro Via Sul, a produtora Estação Luz Filmes estabeleceu oficialmente a parceria com a Califórnia Filmes, distribuidora oficial do filme em território nacional, e já anunciou uma data oficial de lançamento em circuito comercial: 13 de abril. Para o anúncio, estiveram presentes o diretor e produtor do filme, Gerson Sanginitto, os produtores executivos Halder Gomes e Sidney Girão (Estação Luz Filmes), a representante da Califórnia Filmes, Mônica Ortiz, além do ator Murilo Rosa, um dos destaques do elenco da produção. 

 “Nós acreditamos muito no potencial do produto e vemos que há um público realmente interessado por esse tipo de informação. Trata-se de um lançamento nacional, então o objetivo é realizar um trabalho forte com o exibidor e com a questão das pré-estreias e as outras estratégias. A ideia é realmente entrar com o maior número de cópias possíveis”, afirmou Mônica Ortiz, sem adiantar um número preciso de cópias e salas de cinema em que o filme vai ser lançado. 

Em termos de expectativas, segundo Sidney Girão, fala-se em lançar o filme em mais de 60 salas. Mas isso, segundo ele, deve ser definido apenas mais para frente. Além da assinatura do documento que estabeleceu a parceria, a noite contou com discurso dos envolvidos na produção, um momento para perguntas e ainda exibição de um trailer inédito da produção, onde é possível identificar paisagens do interior do nosso Estado e conferir alguns dos efeitos especiais do filme. 

Além da celebração da parceria e dos agradecimentos, o tom comum foi de “convocação” dos cearenses a conferir a produção nos cinemas. Em seu discurso durante o evento, um dos pontos abordados pelo diretor Gerson Sanginitto fez referência ao desafio de fazer um filme circular e ter um lançamento expressivo no País. A principal dificuldade apontada (não só por ele) foi o número considerado reduzido de salas. “Se fizermos uma comparação, nos Estados Unidos, por exemplo, existem 40 mil salas de cinema. Aqui não existem 2.500. Então, isso já um grande problema”, explicou Sanginitto, que citou ainda a concorrência dos grandes produtores e das “fórmulas” que prometem retorno garantido e ocupam muitas salas. A situação influencia ainda, segundo ele, a data de lançamento de uma produção, já que é preciso disputar um “calendário” com outros títulos. No entanto, o diretor afirmou que nunca sentiu insegurança com a distribuição de Área Q, em decorrência da resposta positiva que obteve em exibições especiais do longa nos Estados Unidos, onde brasileiros e estrangeiros puderam conferir e opinar.

 

Sinopse:

A busca incessante de um pai para encontrar seu filho o leva a uma descoberta extraordinária que irá mudar sua vida para sempre.

Thomas Mathews (Isaiah Washington, de Grey´s Anatomy, Romeo Must Die, Clockers, True Crime) é um repórter reconhecido no círculo jornalístico como o homem que vai atrás dos fatos para revelar a verdade. Ele é o vencedor do Prêmio Conscience-in-Media por expor um escândalo de derramamento tóxico por uma grande corporação.

A vida de Thomas dá uma guinada quando seu filho Peter desaparece. Um ano se passa e Thomas não descobriu nada sobre o sequestro. A busca obsessiva por uma pista que pudesse explicar o desaparecimento de Peter vira a vida de Thomas de cabeça para baixo. Thomas está prestes a perder sua casa e seu emprego. Seu chefe e amigo, Dylan, a fim de ajudar, oferece a ele um projeto especial em que Thomas terá que investigar casos de avistamentos de OVNIs, contatos imediatos do primeiro, segundo e terceiro grau, e até de abduções. O único problema é que Thomas terá que ir ao Ceará, estado localizado no Nordeste do Brasil. O jornalista definitivamente não quer deixar Los Angeles, porque uma nova pista sobre seu filho pode aparecer a qualquer momento. Depois de pensar muito a respeito, Thomas decide ir.

No Brasil, ele investiga histórias sobre os avistamentos de alienígenas que ocorreram nas pequenas cidades de Quixadá e Quixeramobim, conhecidas como Área Q. Durante a investigação, Thomas conhece João Batista, (Murilo Rosa, de Araguaia, Orquestra de Meninos), um caboclo que tem muitas respostas sobre o que está acontecendo nessa área e também sobre o filho de Thomas.

Uma série de eventos inesperados acaba com o plano original de Thomas, que é escrever a matéria e ir embora o mais rápido possível e o jornalista se vê lutando para acreditar no que tem visto. Pouco a pouco, ele começa a perceber que está prestes a vivenciar a maior descoberta de sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'