segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MAIS UM SUCESSO DO PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO EM 2012



Outro importante passo para o Programa Espacial Brasileiro foi realizado em 8 de dezembro último, com o lançamento do foguete de sondagem VS-30/Orion realizado pela Agência Espacial Brasileira no Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) no Maranhão.

Sendo o último estágio da Operação IGUAÍBA o lançamento foi realizado às 20 horas (horário de Brasília) num voo preciso de 680 segundos com um apogeu de cerca de 450 km e um percurso total de 335 km. Uma equipe de mais de 200 profissionais foi envolvida na Operação.

A carga útil embarcada foi composta por diversos instrumentos científicos e tecnológicos como parte do programa de:

- Estudos da ionosfera e alta atmosfera do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Agência Espacial Brasileira (AEB).

- Desenvolvimento de sistema GPS para uso espacial, realizado em cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

O VS-30/ORION V10 é um foguete de 8.870 mm de comprimento composto por dois estágios e o módulo de carga útil. O motor do segundo estágio (Improved Orion) foi fornecido pelo Centro Espacial Alemão (DLR), que está como parceiro na campanha.

O restante do veículo, incluindo as partes mecânicas, pirotécnicas, eletrônicas e a plataforma da carga útil são nacionais e desenvolvidas pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) – organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Durante a operação de preparação para o lançamento do veículo (cerca de 6 horas), foram interligadas as estações de telemetria e rastreio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal (RN), de modo que esta unidade funcionasse como uma Estação Remota, ou seja, realizasse a coleta de dados de voo à distância, além da uma unidade móvel de telemetria, doada pelo DRL e operada pelo IAE, que também realizou a coleta de informações durante o voo.

Com esta operação, o Centro de Lançamento de Alcântara alcançou a marca de nove operações realizadas em 2012.

Além da Iguaíba, as operações realizadas em 2012 pelo Centro foram:
Quatro lançamentos de Foguetes de Treinamento Básico (FTB) (Operações Falcão);
Dois lançamentos de Foguetes de Treinamento Básico (FTB) (Operações Águia)
Um teste com um protótipo do Veículo Lançador de Satélite (VLS) (Operação Salina);


Operação IGUAÍBA – 2012

De acordo com os dados fornecidos pela Agência Espacial Brasileira a Operação IGUAÍBA pode ser assim caracterizada:

Período da Campanha: 19/11/2012 a 15/12/2012

Veículos: Um foguete de treinamento intermediário (FTI) e um Foguete de sondagem VS-30/ORION

Organizações Envolvidas: DCTA, AEB, CLA. CLBI, IAE, UFRN, INPE e DLR

Missão Atribuída:

Realizar o lançamento e o rastreio do foguete de sondagem VS-30/ORION V10 portando uma carga útil científica com experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), de forma a permitir não apenas a realização desses experimentos em voo suborbital, mas também assegurar a transmissão e recepção das medidas realizadas durante esse voo.

Missão Deduzida:

- Apoiar o projeto de pesquisa Estudos da Ionosfera e Alta Atmosfera com Experimentos Embarcados a Bordo de Foguetes e Satélites do Instituto Nacional de Atividades Espaciais, permitindo que organizações de ensino, pesquisas e desenvolvimento realizem experimentos científicos e tecnológicos por meio de voos suborbitais.

- Apoiar o desenvolvimento de um sistema GPS para uso espacial, realizado em cooperação entre a UFRN e o IAE, com suporte financeiro da AEB.

- Manter a operacionalidade dos centros de lançamento, proporcionando treinamento operacional às diversas equipes envolvidas em campanhas de lançamento.

- Interligar as estações (Telemetria, Radar e CTDL) do CLA e do CLBI, de forma adequada e operacional.
Dar prosseguimento ao Programa Espacial Brasileiro, em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Fonte: hypescience


Um comentário:

  1. Parabéns, mas nossos cientistas deveriam procurar desenvolver os estudos do Prof. FRAN DE AQUINO, especializado em física e é brasileiro; sobre a unificação da lei da relatividade e a física quântica em uma única fórmula, que em resumo, poderíamos construir veículos com sistemas antigravitacionais e que cientistas de outros países já entraram em contato com ele para colocar em prática a fórmula que Aquino desenvolveu e que ele mesmo já conseguiu provar numa máquina que construiu em seu laboratório com resultados positivos.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'