quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fórum Econômico Mundial: Humanidade deve ser preparar para existência de vida extraterrestre

Um artigo um tanto incitante, escrito por Renata Cabral, foi publicado no site do jornal O Globo, ontem (09). Nele, é mencionado o fato de que a descoberta de vida alienígena é considerada pelo Fórum Econômico Mundial como um “fator X”, ou seja, que já deveria estar na pauta das discussões de países e organizações internacionais, pelo fato de sua consequência incerta, podendo desestabilizar a atual ordem mundial. 

De acordo com um documento do Fórum, com o ritmo da exploração espacial nos últimos dez anos, deve-se considerar que a humanidade pode descobrir vida em outros planetas e isso poderia ter um efeito nos investimentos em ciência e na própria imagem de nós humanos. Com essa descoberta, grandes investimentos seriam feitos na pesquisa científica, principalmente para a robótica e missões espaciais. Fala-se também que as implicações filosóficas e psicológicas de tal descoberta seriam profundas e desafiariam as religiões e a filosofia humana. 

O documento alerta que seja feita uma campanha educacional para alertar a população mundial, a fim de que ela se preparasse para as consequências. 

O encontro anual, que ocorrerá em Davos, na Suíça, e teve o relatório sobre os riscos globais publicado duas semanas antes do mesmo, bem como a colaboração da revista científica “Nature”, considerou os “fatores X” como sendo cinco: 1) A descoberta de vida em outros planetas; 2) O avanço cognitivo do cérebro humano pelo uso de estimulantes; 3) O uso descontrolado de tecnologias para conter as mudanças climáticas; 4) os custos para se viver mais; e 5) as próprias mudanças climáticas, já em curso.

É claro, quando é mencionado o assunto “vida alienígena”, não estão falando de vida inteligente necessariamente. 

Considerando-se que o Fórum Econômico Mundial é conduzido exatamente pelos “donos do planeta”, seria esta iniciativa um prelúdio para anunciar o fato de que não estamos sós no universo, fato este que já é uma constatação matemática? 

O ano de 2013 começou um tanto lento no quesito “avistamentos de OVNIs”, contudo, se juntarmos as peças do quebra-cabeças em forma de notícias como esta e das descobertas científicas e astronômicas recentes, podemos “cheirar o ar da chuva” que nos rodeia e pode nos atingir a qualquer momento. 

Fontes: 


3 comentários:

  1. Na minha modesta opinião, já estamos um pouco atrasados nesta iniciativa...

    ResponderExcluir
  2. Não é, José? Parece uma piada de mau gosto, né?
    rs

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos primeiros reflexos da queda do sistema. Em breve, muito breve, a notícia será dada 'oficialmente'.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'