quinta-feira, 21 de março de 2013

Doenças do Coração: Os Hábitos e As Plantas Medicinais


As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo. Cuidar da saúde do nosso coração dia a dia é a melhor forma de prevenção. 

Infelizmente a maioria das pessoas opta por alimentação rica em gordura, sedentarismo e hábitos nocivos, como o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, fatores que põem em risco nosso bem-estar.

Por isso, hoje daremos algumas dicas para prevenir as doenças cardiovasculares e manter a saúde.


Alimentação

Sem dúvida, um dos fatores que mais influenciam a prevenção de doenças cardíacas é a alimentação.

Quando consumimos alimentos ricos em gordura, nosso organismo trabalha para processá-la e transformá-la em energia, mas, quando esta energia não é utilizada, ela se acumula no corpo em forma de gordura. Este acúmulo termina afetando nossas artérias, causando seu bloqueio, dificultando a passagem de sangue para o coração.

Por isso comece a cuidar da sua alimentação, seguindo estas sugestões:

• coma pouca carne vermelha e faça substituições consumindo outros tipos de proteína animal, mais saudáveis, como frango, peru e peixes, especialmente de águas frias, ricos em ômega 3, muito benéfico para o coração;

• evite comer embutidos com frequência, pois contêm muita gordura, colesterol e sal;

• opte por pratos grelhados, assados ou feitos a vapor e controle a ingestão de frituras, lanches e doces;

• coma mais vegetais, legumes e frutas, alimentos repletos de nutrientes, vitaminas e minerais benéficos à saúde do coração;

 • em geral devemos moderar o consumo de gordura e colesterol em tudo que comemos, pois são os principais responsáveis pelos males que afetam nossa saúde cardiovascular.


Estilo de vida

O sedentarismo e a obesidade são fatores que influenciam as doenças do coração. Portanto, uma das principais medidas para evitá-las é manter um peso saudável e, além disso, praticar atividades físicas regularmente. Os esportes e exercícios cardiovasculares favorecem nosso coração, pois aumentam o fluxo sanguíneo e ajudam a queimar calorias, fato que, por sua vez, ajuda a eliminar a gordura acumulada no corpo.

Por outro lado, hábitos como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e fumar influem de forma negativa na saúde do nosso coração, aumentando as possibilidades de que problemas cardíacos apareçam no futuro.

Realizar atividade física pelo menos três vezes por semana e ter uma dieta e estilo de vida saudáveis são as melhores formas de prevenir as doenças cardiovasculares e manter nossa saúde.


As ervas que previnem as doenças do coração

Chá verde – Devido à presença de catequinas, que evitam que a gordura acumule-se nas paredes das artérias, o chá verde é muito eficaz no combate ao colesterol.

Folhas de oliveira –  Graças às suas propriedades medicinais, estas folhas normalizam os valores da pressão arterial sistêmica.

Garcina-cambogia –  Contém ácido hidroxicítrico, contribuindo para o bloqueio parcial da síntese de ácidos gordos, reduzindo a conversão destes em gordura, contribuindo ainda para diminuir o apetite.

Espinheiro-branco –  Suas propriedades medicinais ajudam a regular a pressão e a controlar arritmias cardíacas.

Ginkgo-biloba – Esta planta ajuda a diminuir a agregação plaquetária e a melhorar a circulação sanguínea.

Alho –  Contém propriedades cientificamente comprovadas que regulam os níveis de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardíacas.


Os Alimentos e seus Benefícios



Fontes: 


Um comentário:

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'