terça-feira, 26 de março de 2013

Nova Ilha emergida do nada deixa atônitos cientistas


A ilha alemã de Norderoogsand, que emergiu quase do nada em apenas 10 anos, surpreende os cientistas com sua ´vitalidade´ e a rápida velocidade de formação.

A ilha se encontra no Mar do Norte, a uns 24 quilômetros do estado federado alemão de Schleswig-Holstein, no extremo norte do país, e seu tamanho é comparável ao de 25 campos de futebol.

O que surpreende os especialistas é a rápida formação da ilha, e também o fato de que tenha sobrevivido aos fortes ventos e até às tempestades invernais que caracterizam esta costa da Alemanha.

Segundo os cientistas, isto poderia estar relacionado com a localização de Norderoogsand, já que está protegida por outras ilhas. Além disto, a sua formação poderia ter favorecido que na passada década se produzissem poucas tempestades fortes.

“O fato de que em poucos anos se forme una nova ilha é muito impressionante”, disse à Express.co.uk Detlef Hansen, o especialistas chefe do Parque Nacional do Mar de Wadden. “Para os conservacionistas essa coisa não têm nada de ordinário”, acrescentou.

Apesar de sua juventude, a ilha já se converteu no lar de pelo menos 50 espécies diferentes de plantas. Também, ficou popular entre as aves marinhas, que aproveitam sua natureza virgem e primitiva.


Fonte: RT


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'