sábado, 17 de agosto de 2013

CARBINO: Material mais resistente que o grafeno e o diamante


“Carbino” ou (“carbyne”, em inglês) é o nome do novo material que promete revolucionar as indústrias de chips, baterias, telas e várias outras.

Os carbinos em si, são conhecidos há algum tempo. Entretanto,  pesquisa mais aprofundada feita pela Universidade de Rice, nos Estados Unidos, a respeito deste tipo material (que também recebe o nome de Carbono Acetilênico Linear) que revelou o seu grande potencial.

As características mais notável dos carbinos

É a sua extrema rigidez e a sua resistência, tida pelos pesquisadores como quase duas vezes maior que a do grafeno, que é considerado um dos materiais mais resistentes do mundo.

Com base nestas propriedades, é possível construir também cadeias de carbinos em um formato torcido que lembra hélices de DNA e que possibilita a adição de outros tipos de moléculas, resultando na criação de um material diferente. No estudo, os pesquisadores combinaram carbinos com moléculas de cálcio e obtiveram uma espécie de esponja tão flexível quanto resistente capaz de armazenar hidrogênio. Na ilustração acima, temos  o que chamamos de “torsão com carbinos”.

Expectativa

Com tantas possibilidades, a expectativa é a de que material possa ser direcionados às mesmas aplicações do grafeno, ou até mais. Ou seja: semicondutores mais poderosos, baterias com maior capacidade de armazenamento, telas flexíveis, scanners médicos, entre vários outros.

Isso não quer dizer que o grafeno está condenado à morte antes mesmo de se tornar útil. Tal como este, os carbinos precisam de muita pesquisa para serem efetivamente aproveitados. Um dos desafios a serem encarados, por exemplo, consiste em torná-los mais estáveis, ou seja, menos suscetível a explosões.

Por ora, a única coisa que podemos dar como certa é que, no que depender de materiais como estes, nosso futuro tecnológico será deveras interessante. 

Fonte: ExtremeTech


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'