sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Cientistas criam músculo robótico 1.000 vezes mais forte que o humano


Se por acaso algum dia os robôs dominarem o mundo, nem pense em lutar fisicamente contra eles – você não teria a menor chance. Cienitstas da Universidade da Califórnia, nos EUA, criaram um músculo robótico que é 1.000 vezes mais forte que os músculos do braço humano! O truque? A contração e expansão do dióxido de vanádio a uma temperatura de 67 °C.

Esse material já é amplamente utilizado em equipamentos eletrônicos e outras indústrias, principalmente porque ele tem uma incrível capacidade de alternar entre um isolante elétrico e condutor, baseado puramente em temperatura.


A exatamente 67 graus Celsius, a estrutura sofre uma mudança de fase que permite o fluxo livre de elétrons através do sistema. Essa mudança física ocorre com uma força incrível, conforme pode ser visto no vídeo acima.

O resultado é incrível: o músculo robótico pode levantar objetos 50 vezes mais pesados do que ele mesmo e em uma distância de 5 vezes o seu próprio comprimento – em apenas 60 milissegundos (mais rápido do que o piscar dos olhos).

Além da possibilidade em criar robôs ultra-fortes, os pesquisadores acreditam que o músculo robótico poderia resultar em eletrônicos energicamente muito eficientes no futuro.

Fonte: ExtremeTech


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'