quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

COMIDA FALSA: Alimentos que não são o que você pensa que eles são

Você sabia que muitas coisas que você come no seu dia-à-dia não passam de enganação que, muitas vezes, pode até prejudicar sua saúde?

Nesta matéria, relacionamos apenas alguns produtos, para que você, pelo menos, saiba o que está realmente consumindo.

PIPOCA AMANTEIGADA FALSA


Pipoca! E aquele cheirinho de manteiga... Hum! Irresistível! 

Infelizmente a manteiga que dá sabor à pipoca vendida na maioria dos cinemas é na verdade óleo de soja aromatizado artificialmente com cheiro de manteiga. 

CHOCOLATE FALSO 


Você gosta de chocolate? E se disséssemos para você que possivelmente você nunca comeu chocolate?  

A Anvisa estabelece que, para o produto ser chamado de chocolate, ele deve conter, no mínimo, 25% de “sólidos totais de cacau”.  E poucos chocolates no Brasil têm esse teor essa quantidade de “sólidos totais de cacau”. É o que mostrou pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo essa pesquisa, os chocolates produzidos no Brasil, em sua grande maioria, têm pouco teor de cacau. 

Lembre-se de que os benefícios à saúde atribuídos ao chocolate, como melhorar a circulação e o humor, estão ligados ao cacau.  Portanto, quanto menor o teor de cacau, menor o benefício. 

SUCO EM PÓ OU DE CAIXINHA FALSO 


Os sucos de caixinha têm mais água e açúcar. A quantidade de polpa de fruta é muito pequena. 

Piores são os sucos em pó, que, além de terem uma elevada quantidade de açúcar, apresentam apenas 1% de polpa de fruta desidratada em sua composição. 

PÃO INTEGRAL FALSO 


Já observou como é "branco" o pão integral vendido nas padaria e supermercados? O pão integral verdadeiro é é escuro e rico em fibras. 

A Proteste realizou uma análise em que quatro marcas de pão integral possuíam mais farinha tradicional que integral.  A mesma análise mostrou que em várias marcas a quantidade de fibras indicadas no rótulo dos produtos era muito menor que a constatada em laboratório. 

CEREJA FALSA 


Este é um "golpe" de padarias docerias. A maior parte delas decoram seus bolos e pães doces com pedacinhos da falsa cereja, que na verdade são bolinhas de chuchu embebidas em groselha.  Esses estabelecimentos, ao fazerem isso, procuram baixar o custo de produção, pois um quilo de cereja pode custar até R$ 100,00, enquanto meio quilo de chuchu não custa mais de R$ 3,00. 

É justo baixar o custo de produção. O que não é justo é não informar ao consumidor que, em vez de bolo com pedacinhos de cereja, ele está levando bolo com pedacinhos de chuchu "maquiado" para ficar com aparência de cereja. 

KANI KAMA FALSO 


Se você é um apreciador de comida japonesa, deve gostar de kani e alguém já deve ter lhe dito que ele é feito com carne de caranguejo, certo? 

No Japão é assim, mas no Brasil não. 

Aqui o kani é feito com merluza.  E o pior vem depois: entram na mistura corante, óleo vegetal, açúcar e o altamente cancerígeno glutamato monossódico.



Um comentário:

  1. Desde que o Brasil é governado por uma quadrilha, por esse governo petista vagabundo, não existe mais fiscalização; isso aqui se transformou em uma vagabundagem só.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'