segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Atividade Solar INÉDITA Intriga Pesquisadores

Atividades solares jamais vista tem intrigado pesquisadores de todo o mundo, e eles admitem não conhecer o motivo tais fenômenos. Segundo Richard Harrison, diretor de física espacial do Laboratório Rutherford Appleton, em Oxfordshire, na Inglaterra, em 30 anos que trabalha como físico solar, jamais viu algo parecido.

Segundo os pesquisadores, nossa estrela está em uma época mais tranquila, ou praticamente “dormindo”. De fato, seu período de tranquilidade desafia qualquer cálculo dos cientistas. Já tem mais de 100 anos que o Sol não tem atividades tão calmas assim, e os cientistas esperavam atividades mais intensas, já que estaria em seu auge no ciclo de 11 anos.

A pesquisadora Lucie Verde, do Laboratório de Ciência Espacial, da University College London, afirmou que tanto para ela quanto para outros pesquisadores solares, isso é uma grande surpresa. Os pesquisadores esperavam ver labaredas gigantes e grandes erupções de massa coronal, porém nada disso está acontecendo. O nível de atividade do Sol continua a cair em alta velocidade, uma tranquilidade que provoca uma inquietação inversamente proporcional nos especialistas.

Para alguns pesquisadores, o Sol pode estar entrando em um período conhecido como o Mínimo de Maunder, um evento ocorrido no século XVII. Mas mesmo naquela época, a atividade solar não era tão baixa quanto hoje. Uma análise feita pesquisadores afirmou que esse fenômeno não ocorre há 10 mil anos.

Quando aconteceu, o Mínimo de Maunder foi acompanhado de invernos muito mais frios do que o normal e, por conta disso, o período ficou conhecido como “pequena era do gelo”. De qualquer modo, esse período de dormência preocupa os pesquisadores de todo o mundo, que tentam descobrir os motivos de tamanha tranquilidade do Sol e o que isso nos trará como consequência.

Fonte: Seu History


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'