sábado, 1 de fevereiro de 2014

Nuvens lenticulares (ou OVNIs) aparecem em regiões não propícias ao fenômeno

Em 27 de janeiro passado, na cidade de Porto Alegra, RS – Brasil, às 19h43, foi fotografada uma ‘nuvem’ de formato muito interessante.  O fenômeno teria durado alguns minutos e logo depois foi encoberto pelas nuvens ao seu redor.

Nuvem lenticular ou um OVNI? Não parece em nada com uma nuvens, não é?

Os especialistas qualificaram a ‘nuvem’ em questão como sendo do tipo lenticular.

Coincidentemente, longe de Porto Alegre, na cidade de Orlando, Flórida – EUA, um fenômeno similar, mas não idêntico, foi registrado, três dias antes do incidente em Porto Alegre, no dia 24 de janeiro, já nas primeiras horas da manhã.


E como se não bastasse, dias antes do fenômeno ocorrer em Orlando, na cidade do Rio de Janeiro – Brasil, mais nuvens lenticulares foram avistadas, fotografadas e o fenômeno chegou a ser filmado por Ademir Luiz Borges. Veja o que ele escreveu:

“Ontem, minha família e eu estávamos na Lagoa Rodrigo de Freitas (Rio de Janeiro) e olhei para o céu. Vi uma nuvem muito estranha. Na mesma hora muitas pessoas também comentaram sobre o fato. O fato ocorreu às 17h55 aproximadamente.”

Fonte do vídeo: Youtube


Foto tirada do fenômeno ocorrido em Orlando,
nos EUA, no dia 24 de janeiro passado.
Até aí, nada demais, exceto por um fator.  De acordo com a descrição constante na wikipedia, as nuvens lenticulares se formam da seguinte maneira: “Quando ar estável e úmido flui sobre uma montanha ou cadeia de montanhas, uma série de ondas estacionárias podem se formar à sotavento da mesma. Se a temperatura na crista da onda descer abaixo do ponto de orvalho, o vapor de água em suspensão se condensará formando a nuvem lenticular. Na continuação do fluxo de ar, ao descer em direção a depressão da onda, a nuvem pode evaporar-se, razão para suas bordas características.”

Até é aceitável a presença de nuvens lenticulares no Rio de Janeiro, pois embora o fenômeno seja incomum por lá, pelo menos há montanhas ao redor que possam justificar a formação dessas nuvens. 

Contudo, nuvens lenticulares em Porto Alegre e principalmente em Orlando, onde não existem montanhas para auxiliarem na formação das mesmas, é algo, no mínimo, muito estranho. 

Ou o clima mundial está tão louco que decidiu agora fabricar nuvens lenticulares sobre regiões planas, ou o que se vê nas fotos deste artigo são outro tipo de fenômeno climático, ou não.


Fonte: ovnihoje.com


4 comentários:

  1. Um conhecido também viu e fotografou. Se você aproximar bem a imagem verá que aparecem luzes em toda a volta da borda da nave! É incrível mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Tenho mais quatro fotos da minha janela do mesmo acontecido em Porto Alegre! Gostaria de velas?

    ResponderExcluir
  3. Tenho mais quatro fotos da minha janela do mesmo acontecido em Porto Alegre! Gostaria de velas?

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'