sábado, 22 de março de 2014

Disco de Xisto: O Objeto que pode Reescrever a História do Egito

Os pesquisadores ainda não sabem quase nada sobre o extraordinário tipo de objeto que eles estão lidando. Este objeto peculiar criado há 5.000 anos parece ser parte de um componente de um antigo desconhecido mecanismo.


Em janeiro de 1936, um disco de pedra xisto estranho foi descoberto na borda do planalto de Saqqara, no Egito, cerca de 1,7 km ao norte da Pirâmide de Djoser. A descoberta do artefato pré-histórico misterioso foi feita pelo egiptólogo britânico Walter Bryan.

O dispositivo denominado disco de Xisto tem cerca de 61 cm de diâmetro, 1 cm de espessura, e 10,6 cm de altura no centro.

Agora, muitas questões importantes surgem. Qual era a função original do aparelho?

Os cientistas não acreditam que o objeto seja uma roda, uma vez que ela apareceu no Egito por volta de 1500 aC, durante a dinastia 18.

No entanto, se o disco de xisto de fato for uma roda, isso significa que os antigos egípcios possuíam tal conhecimento por volta de 3.000 aC, durante o tempo da primeira dinastia. Isso faria com que os egiptólogos reescrevessem alguns livros de história, colocando em cheque muitas coisas que sabemos sobre os antigos egípcios.

Por outro lado, alguns cientistas dizem que a natureza frágil de tal objeto de pedra esculpida sugere uma função meramente ornamental, tendo algum propósito em um ritual religioso.

Até hoje os pesquisadores não sabem a função desse objeto de design futurista. Será que os egípcios investiriam tempo para a criação de um objeto sem uma aparente finalidade? Parece que não. O disco de Xisto deve ter representado um importante papel no Egito há 5.000 anos.

Os egiptólogos levantaram diversas hipóteses para explicar a função do objeto, mas nenhuma ainda pôde ser provada ou explica a complexa estrutura do disco.

Seja como for, o disco de Xisto, atualmente em exposição no Museu de Cairo, representa um dos grandes mistérios do Antigo Egito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'