segunda-feira, 3 de março de 2014

O Carro Híbrido da Ford MOVIDO à ENERGIA SOLAR


A CES 2014 (Consumer Eletronics Show), em Las Vegas (EUA), apresentou incríveis novidades tecnológicas, mas nem todas são aparelhos eletrônicos: a tendência no setor automotor definitivamente pode ser constatada pelos novos protótipos de automóveis à base de energia não poluidora e renovável. Um dos produtos que mais impressionaram neste sentido foi o C-Max Solar Energi, da Ford, capaz de funcionar somente com energia solar. 

Apesar de não ser um carro completamente solar, como os que participam da World Solar Challenge 2013, na Austrália, esse híbrido representa um primeiro passo em direção à criação de um padrão para veículos que recarregam suas baterias com energias alternativas.

Um sistema de painéis solares foi instalado no teto do automóvel, o que permite recolher energia diretamente do Sol e armazenar nas baterias, sua principal fonte de combustível, que podem ser recarregadas com eletricidade da rede elétrica. 

As placas dos painéis solares são compostas por refletores lineares de Fresnel, especialmente concebidos pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, para garantir o aproveitamento máximo de energia de luz solar. No entanto, o inconveniente em baterias de recarga é a demora, muito maior do que as quatro horas necessárias para recarregar com uma tomada. Em suma, esse híbrido impressionante pode alcançar, entre a combinação de seus combustíveis, uma autonomia de mais de mil quilômetros. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'