sexta-feira, 4 de abril de 2014

INSTITUTO SMITHSONIANO descobriu CRÂNIOS ALONGADOS na ANTÁRTIDA?

Um arqueólogo e sua equipe teriam, alegadamente, descoberto três crânios alongados na Antártica.


O American Live Wire, um site auto descrito como sendo de “notícias de entretenimento & informação”, publicou um artigo em 2 de abril alegando que o arqueólogo Damian Waters e sua equipe, do Instituto Smithsoniano dos EUA, teriam descoberto três crânios alongados em La Paille, Antártica. O artigo alega que esta descoberta monumental chocou os cientistas, porque os crânios são as primeiras evidências de uma civilização antiga na Antártica.

O artigo reconhece que a prática de deformação de crânios era comum entre muitas culturas da antiguidade, mas declara:

Estes crânios alongados são muito, muito maiores do que seriam os crânios humanos normais. A deformação craniana proposital pode mudar a forma de um crânio, mas não pode aumentar o volume do mesmo. Além disso, estes crânios possuem algumas outras importantes características físicas que os separa dos crânios normais.

O artigo conclui afirmando que, “Agora a coisa na mente de todo mundo é, são estes crânios humanos? São eles extraterrestres?”

Mas antes de explorar a possibilidade da origem extraterrestre, há vários outros itens neste artigo que pedem por questionamento. Para começar, aproximadamente noventa e oito por cento do continente antártico é coberto por gelo. A Antártica possui estações de pesquisas, mas não possui cidades, assim não está claro onde La Paille está localizada. O artigo nunca cita uma única fonte para esta grande notícia científica. Não há menção de tal descoberta no Smithsonian Newsdesk. E não há menção do alegado arqueólogo Damian Waters no site do Instituto.

Esta é a foto com os crânios alongados que apareceu
em ambos os artigos.  Contudo, a foto foi tirada no
Museu Regional de ica, no Peru. (Credito: Marcin
Tlustochowicz/Wikimedia Commons)
Um artigo similar foi publicado no site WorldNewsDailyReport.com em 12 de fevereiro de 2014.

Ambos os artigos reportando sobre esta grande descoberta na Antártica incluem a mesma foto de três crânios alongados. A legenda sob a foto do American Live Wire diz: “3 Crânios Alongados Encontrados na Antártica“. Mas este imagem não está relacionada à alegada descoberta. Esta foto é na verdade de três crânios alongados que estão em exposição no Museu Regional de Ica, no Peru. A foto é de Marcin Tlustochowicz e foi postada na Wikipedia em 2008.

É possível que tal descoberta foi feita. Mas isto é altamente improvável, devido a falta de evidência para apoiar as alegações feitas pelos dois artigos.

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'