sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pentágono planeja pôr em órbita "Olho Que Tudo Vê"


Cumprindo com os presságios mais funestos sobre o estado de vigilância total que tantos anteciparam (de Orwell a Foucault e Deleuze, passando por muitos outros), o Pentágono anunciou há pouco que porá em órbita uma série de satélites de tecnologia avançada que permitirão obter imagens e vídeos em tempo real de qualquer parte do planeta.

A companhia encarregada de fabricar o aparelho é a Ball Aerospace & Technologies Corp, e por enquanto sua função principal será cobrir as lacunas de informação e rastreamento que têm outros dispositivos de espionagem que, ademais, são vulneráveis a sistemas de defesa antiaérea, como por exemplo, os dornes. Diz-se em particular que a rede de satélites será dedicada a monitorar as bases desde onde possam lançar mísseis.

Cada satélite cobrirá uma área de 100 km quadrados, com uma resolução óptica de pelo menos 3 metros. O projeto, realizado a instâncias da Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa dos Estados Unidos (DARPA, por suas siglas em inglês), custará aproximadamente 500 milhões de dólares.

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'