sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tesla abre suas patentes para promover o carro elétrico


Elon Musk, o fundador do fabricante de automóveis elétricos Tesla, anunciou em uma publicação do blog corporativo da empresa que, para promover o desenvolvimento dos automóveis elétricos, não iniciará nenhum tipo de ações legais contra as empresa que utilizem "de boa fé" suas patentes.

A louvável aposta de Musk é que esta ação contribuirá para o desenvolvimento futuro de meios de transporte sustentáveis:

- "A Tesla Motors foi criada para acelerar a chegada de meios de transporte sustentáveis (...) nossa verdadeira concorrência não é a pequena quantidade de automóveis elétricos fabricada pela indústria automobilística, senão que pela enorme quantidade de automóveis a gasolina que saem de todas as fábricas do mundo diariamente."

O compromisso da empresa deixa espaço a utilizar de forma defensiva as patentes da Tesla dependendo da situação, pois por isso especificaram a condição "de boa fé". A ideia também não é dar mais ferramentas aos trolls de patentes.

Isto não é algo é tão incomum, pois outras empresas também já se comprometeram desta natureza dado o estado atual de guerra no sistema de patentes nos Estados Unidos. Por exemplo, em 2012 o Twitter anunciou um acordo sobre patentes de inovadores, prometendo que não usará as patentes das criações de seus empregados para realizar uma ofensiva legal sem sua permissão.

Fonte: ndig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'