quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Empresa sueca troca crachá por chip em funcionários


A Suécia é um país de inovações. Inúmeras tecnologias e softwares que nós usamos no nosso dia a dia vieram do país europeu ou foram inventados por um de seus 9,5 milhões de habitantes espalhados pelo o mundo, como o Skype e o Spotify. De fato, a empresa sueca King, criadora do Candy Crush, é o atual maior desenvolvedor mundial de “social games”.

Mas a Epicenter, um novo conjunto de escritórios hi-tech na Suécia, quer tentar uma nova tecnologia ainda incomum: aposentar o crachá ou o cartão magnético de identificação por um chip implantado sob a pele! A simples “operação” de implante do chip na mão dos funcionários (entre o dedão e o indicador) é feita por tatuadores profissionais e já havia sido testada em novembro de 2014 em uma experiência organizada por bio-hacker sueco (leia mais sobre o assunto na matéria da BBC).


Com uma minúscula identificação de radiofrequência (conhecido pela sigla RFID, de “radio-frequency identification”) do tamanho de um grão de arroz, basta o funcionário apertar a mão contra o identificador na porta do complexo para ser reconhecido e autorizado a entrar.

O mesmo acontece na porta de seu escritório ou para usar as fotocópias do complexo. O implante da identificação ainda é oferecido como uma escolha aos 700 profissionais que trabalham no Epicenter, mas Hannes Sjoblad, o bio-hacker inventor do chip, acredita que a tecnologia ainda pode ser usada para substituir outros itens do nosso cotidiano, como o cartão de crédito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'