quarta-feira, 8 de julho de 2015

EXTRATO DE SUCUPIRA: Efeitos e Benefícios

A sucupira-branca (Pterodon pubescens Benth) é uma árvore nativa do Brasil, distribuída pela região central (principalmente nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais). As sementes de sucupira são usadas na medicina popular em forma de chá e em infusões de vinho para tratar doenças reumáticas e inflamatórias, como a artrite e o reumatismo, beneficiando a saúde das articulações.




Benefícios do extrato de sucupira

Um estudo experimental com o extrato de sucupira (Pteridon pubescens) demonstrou cientificamente que os efeitos relatados decorrentes do uso da sucupira-branca podem significar o isolamento de novos compostos para o tratamento da artrite reumatoide e outras doenças inflamatórias crônicas e autoimunes. Estudos toxicológicos do extrato etanólico (óleo) das sementes de sucupira não demonstraram mutagenicidade ou toxicidade na planta.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica onde o sistema imunológico também ataca os tecidos do próprio corpo, especificamente a membrana sinovial, uma fina película que reveste as articulações. Apesar da eficácia dos medicamentos imunossupressores, ainda é importante a pesquisa de novas alternativas e estratégias anti-reumáticas, com o objetivo de evitar os efeitos colaterais do tratamento tradicional, que em algumas pessoas, leva a interrupção do tratamento.

O efeito anti-artrítico do extrato hidroalcoólico das sementes de sucupira-branca foi demonstrado experimentalmente utilizando a artrite induzida por colágeno (CIA). Sub-efeitos tóxicos agudos não foram observados em análises em ratos. Outras análises demonstraram efeitos anti-inflamatórios e antinociceptivos (capacidade de perceber a dor) do extrato etanólico das sementes.¹


A ação anti-inflamatória e antioxidante da sucupira

Outro estudo, também realizado com cobaias, concluiu que o extrato de sucupira bruto foi efetivo contra o estresse oxidativo e nitrosativo induzido pelo exercício físico agudo. O extrato de sucupira aboliu a maioria dos processos oxidativos, proporcionando assim um a ação antioxidante e anti-inflamatória contra o exercício agudo. Apesar do papel bem documentado de proteção de substâncias vegetais antioxidantes e sua capacidade de proteger contra os efeitos nocivos da oxidação, a maioria dos estudos tem analisado o efeito antioxidante de apenas uma classe de compostos ou de um composto isolado, principalmente in vitro. Este estudo demonstrou que o extrato de sucupira possui ação anti-inflamatória e antioxidante após a realização de exercícios, o que pode confirmar os efeitos do extrato de sucupira para o tratamento de artrite, reumatismo, osteoartrite e inibição da dor.²
Referências:

¹ Sabino, 2008. Suppression of T and B Cell responses by Pterodon pubescens seeds ethanolic extract. Pak. J. Biol. Sci. Ref.
² Protective action of a hexane crude extract of Pterodon emarginatus fruits against oxidative and nitrosative stress induced by acute exercise in rats.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'