quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Lexus lança o Hoverboard (Skate Voador) de 'De Volta Para O Futuro'! - [VÍDEO]


A fabricante de automóveis Lexus finalmente mostrou ao mundo o que queria dizer quando dizia ter um skate voador (o famoso “hoverboard”) funcional. Não é nada parecido com o que foi visto na série “De Volta Para o Futuro”, mas é um skate, e realmente flutua. 

Veja no vídeo:


O grande problema é que até mesmo um skatista profissional como Ross McGouran, participante da campanha publicitária da Lexus, levou meses para dominar a arte de simplesmente ficar em pé em cima do skate flutuante. 

O motivo é que ele não é muito diferente de um trem andando por um trilho magnético, que fica alinhado exatamente no centro do skate. Assim, se a pessoa não se equilibra perfeitamente, uma das laterais pode raspar no chão, dificultando bastante seu uso para locomoção.

O skate, como dito acima, se baseia em supercondutores e um trilho magnético para se manter fora do chão. Para isso, uma pista específica teve que ser criada para a sua utilização, de modo que ele não poderá flutuar em qualquer lugar. Ela, no entanto, dispensa a necessidade de eletricidade para funcionar. Basta resfriar o supercondutor a uma temperatura de -196° usando nitrogênio líquido, o que dá o divertido efeito de fumaça saindo pelas suas laterais, mas também significa que ele precisa ser “reabastecido” a cada 15 minutos para continuar sua jornada flutuante.

O vídeo abaixo, para quem entende o inglês, dá uma noção do trabalho envolvido na criação de uma tecnologia como esta: 


Quando você poderá colocar suas mãos em um desses? Provavelmente nunca. O hoverboard  da Lexus não é um produto. Ele foi criado e desenvolvido para fazer parte de uma campanha publicitária da empresa. Apesar de funcionar relativamente bem na pista projetada pela Lexus, não há intenção de vendê-lo.

Isso não significa que nunca será possível comprar seu próprio skate voador. Há outras empresas, sim, trabalhando para tornar o sonho uma realidade ao alcance de nós, pobres mortais. A Hendo, por exemplo, teve sucesso no ano passado em uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter para levar adiante seu projeto, que não é muito diferente do projeto da Lexus.

Conheça o projeto da Hendo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'