domingo, 6 de novembro de 2016

Estranho Ruído no Ártico mobiliza Militares Canadenses


Um misterioso ruído parece estar vindo do fundo do mar no Ártico, e os militares do Canadá foram chamados para ajudar a descobrir o que está acontecendo.  De acordo com caçadores próximos de Igloolik, Nunavut, um estranho ruído está espantando a vida selvagem para longe. Ninguém foi capaz de explicar de onde o ruído está vindo, tampouco o que o está causando. Mas, aparentemente, o assunto é sério pois as Forças Armadas Canadenses estão investigando o assunto.

Como reporta a CBC, os moradores locais têm várias teorias do que esteja causando o som enigmático. Alguns acreditam que o ‘zumbido’ ou ‘ping’ é causado por uma empresa de mineração que opera na região, enquanto outros estão dizendo que o ‘som apocalíptico’ é algo causado pela GreenPeace.

Contudo, tanto a GreenPeace quanto a empresa de mineração negaram ter algo a ver com o estranho ruído.

Sabe-se que o Ártico é uma ‘zona quente’ não somente de operações de mineração, mas também de turismo e exercícios militares, mas de todas as teorias nenhuma parece explicar o que esteja causando o misterioso som. Assim, já que nada e ninguém pode explicar o que está acontecendo, o gabinete do Premier de Nunavut apelou para o Departamente Nacional de Defesa (DND) e pediu que investigassem o misterioso som.

O site Motherboard investigou mais a fundo.

O Departamento Nacional de Defesa foi informado dos estranhos ruídos emanando das áreas de Fury e Hecla Straights, e as Forças Armadas Canadenses estão tomando as medidas apropriadas para ativamente investigar a situação”, escreveu o porta-voz do DND, Evan Koronewski num e-mail para o Motherboard.

Agradecemos a informação fornecida pelo Governo de Nunavut e retornaremos ao Gabinete do Premier, uma vez que a investigação esteja concluída”, ele adicionou no e-mail.

Além disso, o DND reportou:

A tripulação aérea conduziu várias procuras com multi-sensores na área, inclusive uma procura acústica por 1,5 horas, sem detectar quaisquer anomalias acústicas”, escreveu a porta-voz do DND, Ashely Lemire, em outro e-mail. “A tripulação não detectou quaisquer contatos acima ou abaixo da superfície.  Ela observou dois cardumes de baleias e seis leões marinhos na área de interesse.

Contudo, as baleias não são as fontes prováveis.

Enquanto discutia a teoria de que as ‘baleias estavam causando o ruído assustador’, o Professor Steve Ferguson, da Universidade de Manitoba, estudioso da ecologia evolucionária de grandes mamíferos do Ártico, tais como as baleias, disse que é possível, mas altamente improvável que as baleias estejam causando o misterioso ruído.

Baleias Beluga e Narwhal comumente usam ecolocalização”, disse Ferguson. "Esta ecolocalização “poderia espantar peixes que as baleias comem, mas é improvável que espantaria quaisquer outras vidas selvagens.  Eu acho que a suposição é a de que o barulho está mais para o fato de que tenha sido gerado por humanos."

Assim, se o misterioso som não for resultado de baleias, seria possível que existam coisas no Ártico que não saibamos a respeito?  De acordo com muitos pesquisadores e ovniólogos, tanto o Ártico quanto a Antártica são grandes áreas de aparecimento de fenômenos anômalos.

Fonte

Um comentário:

  1. Com certeza eu acredito que tem muitos mistérios nestas áreas que o homem ainda desconhecem.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'