segunda-feira, 12 de março de 2018

A Volta de Pahana - O Irmão Branco Perdido da Nação Hopi


A nação hopi aguarda o retorno de Pahana, seu irmão branco perdido, que voltará vestido de vermelho e trará consigo um pedaço perdido de uma placa sagrada. Pahana virá do oriente e transmitirá às pessoas uma nova religião e paz.

Assim como os maias aguardam o retorno de seu deus barbudo branco Kukulkan, que para os astecas era conhecido como Quetzalcoatl, os hopis ainda aguardam o retorno de Pahana.

De acordo com a tradição hopi, seu povo emergiu do mundo anterior através de Sipapu, uma caverna localizada no Grand Canyon, em um lugar perto dos rios Colorado e Little Colorado. Após seu surgimento, as pessoas vagaram em busca de um lugar para viver. Depois de explorarem as terras e aprenderem sobre o mundo, eles voltaram para o centro do universo, Black Mesa.


Os índios hopis têm uma tradição mitológica muito rica que remonta ao longo dos séculos, a qual inclui histórias sobre suas viagens ancestrais através de três mundos para o Quarto Mundo, onde as pessoas vivem hoje.


Maasaw, o Homem Esqueleto que deu uma placa sagrada ao clã de fogo


A tradição hopi conta de placas sagradas que foram transmitidas aos hopis por várias divindades. Uma placa preciosa foi dada ao Clã do Fogo.

Quando os hopis surgiram no Quarto Mundo (nosso mundo atual), eles aprenderam que Maasaw estava na Terra e foram buscá-lo. Como mencionado anteriormente em Páginas Antigas, o encontro hopi com Maasaw, o homem esqueleto, foi muito assustador, mas ele os deu o presente sagrado do conhecimento.

Maasaw, que era um espírito guardião, forneceu aos hopis informações sobre como e onde deveriam migrar e se estabelecer. Tudo estava escrito simbolicamente em quatro placas sagrados que lhes foram dadas.

Encontro de Hopi com Maasaw – O homem de esqueleto e seu presente de conhecimento sagrado

Maasaw deu uma das placas à Clã do Fogo. A placa era muito pequena, apenas 25 centímetros quadrados. Era feita de pedra de cor escura e com um pedaço de quebrado de um canto. A placa sagrada estava coberta de símbolos e havia uma figura de um homem sem cabeça.


Como os hopis podem reconhecer seu irmão branco perdido, Pahana?

Maasaw era a divindade do Clã do Fogo, deu a placa sagrada aos hopis logo antes de se virar e se tornar invisível. Ele queria que os hopis ouvissem o som de sua voz para lembrarem do que ele havia dito. Maasaw disse aos hopis:

Depois que o Clã do Fogo tinha migrado para sua casa permanente, chegaria o tempo em que eles seriam superados por pessoas estranhas. Seriam forçados a desenvolver suas terras e viver de acordo com os ditames de um novo governante, ou então seriam tratados como criminosos e punidos. 
Mas eles não deveriam resistir. Eles deveriam aguardar a pessoa que os libertaria. 
Esta pessoa era seu irmão branco perdido, Pahana, que retornaria a eles com o pedaço de canto perdido da placa, os libertaria de seus perseguidores e trabalharia com eles uma nova e universal irmandade do homem. Mas, advertiu Maasaw se seu líder aceitasse qualquer outra religião, ele deveria concordar em cortar sua cabeça. Isso dissiparia o mal e salvaria seu povo.

Então, as pessoas do Clã do Fogo não precisam se preocupar que talvez não reconheçam Pahana quando ele retorna do leste, ou que eles sejam enganados por um impostor. Os hopis sabem que ele estará carregando o pedaço perdido da tabua sagrada.

Muitos dos Hopi acreditam que estamos vivendo no ‘Fim dos Tempo’, e, portanto, esperam que Pahana volte em breve. O irmão branco perdido deve chegar antes do tempo da ‘Grande Purificação’ da profecia hopi.

A crença no irmão branco perdido é tão forte que os hopis até enterram seus mortos voltados para o leste, na expectativa do Pahana que virá dessa direção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'