terça-feira, 21 de maio de 2019

A Startup Americana Cuberg Mostrou Sua Nova Bateria que Dura 70% Mais se Comparada a Outras Baterias


Um novo tipo de bateria pode revolucionar o voo de drones, graças a empresa americana Cuberg, que está desenvolvendo a próxima geração de baterias para drones e talvez até algo maior. A empresa, que conta com o apoio da Boeing, capital de risco e do Departamento de Energia dos Estados Unidos, divulgou um vídeo de sua nova bateria de metal de lítio em um quadricóptero que voou 70% mais que o de uma bateria de íons de lítio.

A Cuberg utiliza um novo eletrólito não inflamável que elimina os riscos de segurança associados às baterias comuns de íons de lítio. Cuberg quer fazer parte do futuro do vôo e dizer que as baterias de íon de lítio antigas não estão à altura da tarefa. As baterias de íons de lítio são pesadas, têm baixo desempenho e são vulneráveis a rápida degradação.

Lítio-íon pode ser ok para o seu drone, mas quando as coisas são escaladas para objetos voadores maiores como Uber Elevate, aviões elétricos ou aviões de carga, eles simplesmente não estão à altura da tarefa. Uma das maiores desvantagens das baterias de íons de lítio é a tendência de pegar fogo, o que acontece quando o eletrólito inflamável não libera gases que reagem ao cátodo.

Essa reação pode causar aquecimento, fogo e até explosões. Cuberg diz que seu novo eletrólito é termicamente estável, portanto, mesmo se outros materiais dentro do veículo estiverem superaquecendo, a bateria permanece estável e pode fornecer mais densidade de potência e segurança. Criticamente, o eletrólito pode ser introduzido nos processos atuais de fabricação de baterias de íons de lítio.

Tecnologia de bateria precisa “conversar” com a indústria.


A fim de fazer um grande impacto na indústria de baterias, uma nova bateria não precisa ser apenas boa, mas também tem que provar que ela pode ser introduzida em um mercado saturado que tem muita infraestrutura construída em torno dela. Em outras palavras, a bateria tem que fazer tanto sentido comercial quanto cientificamente.

Se a indústria de voos alternativos continuar a se desenvolver, haverá uma enorme demanda por baterias mais leves e seguras. Mas isso não significa o fim da bateria de íons de lítio. Estes ainda terão um lugar onde o peso é menos problemático, como no armazenamento em grade. A Cuberg foi fundada em pesquisas concluídas por seus fundadores enquanto eles completavam seus estudos em Stanford.

Uber quer voar táxis elétricos dentro de uma década

Em apenas três anos, a empresa cresceu exponencialmente e, em abril deste ano, recebeu doações de US$ 1,57 milhão da Comissão de Energia da Califórnia para ampliar a produção. O setor de drones e táxi aéreo tem um enorme potencial.

No início do ano passado, o CEO da Uber disse que as chamadas de serviço de táxi voador da empresa, Uber Elevate, poderiam estar em funcionamento dentro de cinco a dez anos. A empresa começará a testar seus serviços de táxi voando com quatro passageiros e UberAir de 320km/h em Los Angeles em 2020. Mas existem alguns obstáculos tecnológicos e regulatórios no caminho. Baterias mais leves e seguras certamente seriam uma peça útil de tecnologia na implementação.


Um comentário:

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'