sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Flash Verde na Via Láctea Choca Cientistas


Um flash verde diferente de uma fonte misteriosa no centro de uma galáxia distante foi visto por cientistas usando o satélite NuSTAR da NASA. Observações posteriores revelaram que o flash desapareceu dentro de duas semanas, deixando os cientistas refletir sobre o que poderia ter causado isso.

Pesquisadores liderados por Hannah Earnshaw, da Caltech, notaram uma mancha verde nas observações retornadas pelo NuSTAR – uma missão em que um dos objetivos é estudar a supernova. Essas explosões estelares produzem tanta luz que podem, em alguns momentos, ofuscar as galáxias. A imagem de satélite, que mostra a ‘Galáxia do Fireworks’ NGC 6946, normalmente mostra a supernova como manchas verdes e azuis, com uma atualmente aparecendo no canto superior direito da imagem fornecida.

Essa imagem, no entanto, também mostrou outra coisa. Na parte inferior da imagem havia outro ponto verde que não estava presente na primeira observação 10 dias antes. As observações de acompanhamento com o Observatório de Raios-X Chandra mostraram que a fonte havia desaparecido. Desde então, a equipe nomeou o flash ULX-4 (raio X ultraluminoso), pois é o quarto ULX desta galáxia até agora identificado.

“Dez dias são um período muito curto para que um objeto tão brilhante apareça”, disse Earnshaw em comunicado. “Normalmente, com o NuSTAR, observamos mudanças mais graduais ao longo do tempo, e muitas vezes não observamos uma fonte várias vezes em rápida sucessão. Nesse caso, tivemos a sorte de perceber uma mudança de fonte com extrema rapidez, o que é muito emocionante”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'