terça-feira, 21 de setembro de 2010

Por isso que este país não vai pra frente!


Pesquisa do Ibope mostra o que o brasileiro pensa do processo eleitoral

Cerca de 43% dizem ter conhecimento de políticos que compram votos. E 13% admitem que venderiam o voto. No Nordeste, o índice é maior: 21% trocariam o voto por um benefício.

Uma pesquisa do Ibope, encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), mostrou o que o brasileiro pensa do processo eleitoral.

O eleitor brasileiro sabe: a corrupção pode estar mais perto do que se imagina. E 43% dizem ter conhecimento de políticos que compram votos.
“Já tem muitos anos, eu fui procurado sim”, confessou um deles. Seu Sebastião se negou a mudar o voto, mas a pesquisa mostrou que nem todo mundo resiste à oferta: 13% dos entrevistados admitem que venderiam o voto. Na Região Nordeste, o índice é maior: 21% trocariam o voto por um benefício.
Vender ou comprar voto é crime eleitoral. A pena é de até quatro anos de prisão. O político pode ainda perder o mandato.

Para a Associação dos Magistrados Brasileiros, os números revelam uma cumplicidade entre o político corruptor e o eleitor. “A gente precisa punir o curruptor, aquele que tenta subornar e conscientizar aquele que por algum motivo está abrindo mão de sua cidadania”, declarou o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires.


Aí vem a pergunta, quem mais ganha com a política? E 73% dos eleitores responderam: os próprios políticos. O que, segundo a AMB, mostra a descrença no sistema.
“Atualmente quem mais ganha são os políticos, mas quem deveria ganhar é o povo”, afirmou uma eleitora.
Mas esse mesmo eleitor descrente aposta na lei de Ficha Limpa para mudar a situação. Nove em cada dez brasileiros, que sabem da nova lei, são a favor da reprovação dos candidatos que têm ficha suja.

Nesta terça-feira, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, juristas e representantes da sociedade reforçaram o apoio. Com um manifesto, pediram ao Supremo Tribunal Federal que confirme a lei da Ficha Limpa como constitucional.


“Tem que ter honestidade nesse país. Tem que botar gente digna honesta”, disse uma eleitora.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios.


Depois, o povo reclama dos governantes que tem, do governo, do país. Como diz o ditado: O povo tem os governantes que merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'