quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Groenlândia: recorde de degelo em 2010

Uma nova pesquisa mostra que o ano passado bateu o recorde de derretimento do gelo na Groenlândia. A temporada de degelo de 2010 foi a mais longa desde que começaram os registros, há mais de um século. Ela durou 50 dias a mais do que a média considerada normal, segundo Marco Tedesco, diretor do Laboratório de Processos da Criosfera, de Nova York. “O degelo, em 2010, começou excepcionalmente cedo no fim de abril e terminou bem tarde, no meio de setembro”, disse.

O mapa ao lado mostra as áreas que tiveram mais dias de degelo do que o normal. Os trechos em vermelho foram os que derreteram por 50 dias a mais. O vídeo abaixo, feito num sobrevôo pelos cientistas, mostra os rios e corredeiras formados pelo gelo derretido.

Segundo Tedesco, a temperatura no verão de 2010 ficou em 3 graus centígrados acima da média. Isso combinou com uma quantidade menor de neve no ano passado. A capital da Groenlândia, Nuuk, teve as primavera e verão
mais quentes desde que as medições começaram em 1873.

A Groenlândia é a maior responsável pela elevação do nível do mar no mundo todo. Se ela derreter por inteiro, seria o suficiente para subir em até 12 metros o nível dos mares. Isso não está ainda nas previsões dos cientistas para este século. Segundo a maioria das estimativas conservadoras, o mar deve subir cerca de 1 metro até 2100. O que já é suficiente para complicar a vida de metrópoles litorâneas, como Rio de Janeiro e Salvador. E vai continuar subindo nos séculos seguintes. Mas o ritmo do derretimento tem surpreendido os cientistas.

As nevascas fortes que caíram especificamente na Europa, em dezembro, deixaram a falsa impressão que o ano passado foi mais frio do que o normal. A realidade foi bem diferente. O gelo do Ártico perdeu uma área equivalente ao estado de São Paulo em 2010. O ano fechou como um dos três mais quentes no planeta, desde que os registros começaram. E a sequência de eventos extremos dos últimos meses é uma indicação do que está por vir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'