terça-feira, 21 de junho de 2011

Carta da LUT 2011

Mensagem Aos Amigos Ao Redor do Mundo

Loja Unida de Teosofistas

A cada ano, em torno de 25 de junho, a LUT distribui uma Carta a seus associados e amigos em todo o mundo. O texto a seguir é a Carta de 2011, e cabe mencionar também a ação da LUT em nosso idioma. A pequena Loja luso-brasileira da LUT foi criada em 2009. Ela surge como um esforço de pioneiros espalhados em diversas cidades do Brasil e Portugal. Em junho de 2011, o seu trabalho alcança milhares de pessoas, mas ocorre principalmente através da Internet. O e-grupo SerAtento, com cerca de 230 estudantes, é seu principal âmbito de trabalho e convivência. Mas o grande campo de ação é a vida de cada estudante. O texto a seguir descreve de certa forma o esforço em língua portuguesa quando afirma, referindo-se ao vínculo entre os estudantes:

“.....Este vínculo, e este núcleo, sustentam a ligação interna, frequentemente invisível, entre todos aqueles que - por escolha ou devido às circunstâncias - estudam Teosofia longe daqueles centros físicos de trabalho que o olhar externo chama de ‘lojas’. Manter presente na consciência esta ‘loja’ invisível, mas real, dá ânimo àqueles que estão sozinhos...” .

O trabalho da LUT em língua portuguesa ainda não dispõe de centros físicos abertos ao público. Suas frentes de ação pública ocorrem em um plano mais sutil, e não há pressa de materializar o processo. Sabemos que um trabalho teosófico durável deve ser construído sem preocupações com o relógio. O verdadeiro alicerce do esforço está na consciência de cada estudante.

(Um Associado)



DIVULGAR AMPLAMENTE OS ENSINAMENTOS DA TEOSOFIA TAL COMO
REGISTRADOS NOS ESCRITOS DE H. P. BLAVATSKY E WILLIAM Q. JUDGE
Loja Unida de Teosofistas
UMA ASSOCIAÇÃO VOLUNTÁRIA DE ESTUDANTES DE TEOSOFIA
245 WEST 33RD STREET, LOS ANGELES, CALIFORNIA 90007, USA.

Caros Amigos e Associados:
25 de Junho de 2011.

A crise global de hoje traz uma complexa mistura de conflito, oportunidade e desejo, à medida que novas formas de pensamento e velhos padrões de comportamento humano entram em colisão, e até o próprio planeta parece ingressar em uma época de mudanças e alterações profundas.

Para os estudantes de Helena P. Blavatsky e William Q. Judge, estes contrastes não são motivo de medo ou desânimo, mas constituem exemplos vivos dos motivos pelos quais é necessário o trabalho dos colegas de teosofia - aqueles que decidiram agir diante das dificuldades enfrentadas pela “Grande órfã, a Humanidade”.[1]

Este trabalho é ao mesmo tempo simples e profundo. Sendo um antídoto para o desespero, a Teosofia deve ser mantida viva em função daqueles que lutam para compreender o significado maior do atual ciclo humano, e o lugar que ocupam nele, e em função daqueles que se perguntam de que modo podem ser úteis aos seus companheiros de sofrimento. A Loja Unida de Teosofistas está no mundo para apoiar este trabalho, e no dia 25 de Junho, aniversário da morte de Robert Crosbie [2], ela convida a todos os colegas de trabalho a “reafirmar os laços mútuos, e revitalizar tudo aquilo de que a LUT é uma expressão”.

“O trabalho teosófico é realizado com base no princípio de que todos os seres humanos são almas em evolução, são capazes de tomar decisões por si mesmos, e, mais cedo ou mais tarde, irão estudar as grandes verdades da Teosofia. A Loja é um lugar para aqueles que decidiram começar agora.” (“The United Lodge of Theosophists: Its Mission and Its Future”, Theosophy Co., Los Angeles, pp. 20-21.)

O que é, então, que constitui uma Loja? Como ela pode funcionar? O que ela deve fazer? Em resposta a estas perguntas, Robert Crosbie descreveu uma Loja como um lugar onde a semelhança de metas, de propósito, e de ensinamento produz “a força espiritual unificadora deste princípio da fraternidade” e onde não é necessária outra autoridade. Quanto às atividades de uma Loja, ele previu:

“Reuniões abertas, trabalho público, mantendo-se a Teosofia e a Fraternidade como prioridades; contato livre e freqüente entre Lojas, comparando-se os métodos de trabalho de lojas locais; ajuda mútua; apoio ao Grande Movimento [3] em todos os aspectos possíveis, e a observância do lema ‘Sejam teosofistas, trabalhem pela Teosofia’.” (“The Friendly Philosopher”, Robert Crosbie, Theosophy Co., p. 411.)

A natureza deste trabalho é clara: em qualquer parte do mundo, em qualquer idioma, e sob quaisquer circunstâncias, a LUT tem mantido, desde 1909, um estudo em profundidade dos ensinamentos da Teosofia. Funcionando de acordo com os princípios estabelecidos na “Declaração da Loja Unida de Teosofistas”, e trabalhando desde o ponto de vista das “Três Proposições Fundamentais” [4], os próprios estudantes decidem como começar, como manter, como fortalecer este estudo. Em palestras, painéis, reuniões de estudo e seminários, são feitas perguntas, e o significado do texto é examinado por todos.

A mente de natureza pessoal tem suas próprias características, e as preocupações surgem; os textos parecem muito difíceis, ou demasiado simples; parecem demasiado antigos, ou irrelevantes para as necessidades pessoais. No entanto, como ocorre quando se aprende uma nova língua, ou quando se entra em uma terra desconhecida, o esforço, sendo feito consistentemente ao longo do tempo, faz com que a profundidade das próprias ideias - ao invés de interpretações sobre elas - ressoe na mente e no coração.

A compreensão surge à medida que os estudantes leem, escutam, examinam, pensam, fazem correlações e vivenciam em conjunto - não apenas para aprender, mas para ajudar uns aos outros. Este esforço de colaboração liberta a alma e mantêm os textos vivos, protegidos pela nossa atenção e pela nossa compreensão crescente da sua profundidade, sua utilidade e sua veracidade.

Esta investigação de coração aberto tem como base o fato de que, como a mente de cada indivíduo é única, diferentes mentes refletem diversos aspectos dos Ensinamentos. O trabalho em conjunto se torna um “laboratório vivo” de ajuda mútua, onde o único “instrutor” são os textos teosóficos e a intuição e a vontade de cada um.

Devido ao fato de que o vínculo entre os estudantes não é institucional, mas tem como alicerce o estudo conjunto e o apoio mútuo, desenvolvem-se tanto a independência como a interdependência, e surge “um núcleo da Fraternidade universal”.

Este vínculo, e este núcleo, sustentam a ligação interna, frequentemente invisível, entre todos aqueles que - por escolha ou devido às circunstâncias - estudam Teosofia longe daqueles centros físicos de trabalho que o olhar externo chama de “lojas”. Manter presente na consciência esta “loja” invisível, mas real, dá ânimo àqueles que estão sozinhos; e faz com que aqueles que estudam em conjunto lembrem-se da sua responsabilidade para com o todo maior.

Os estudantes todos, “onde quer que estejam situados” [5] , compreendem com o tempo que o próprio ensinamento nos convida a deixar de lado as inclinações pessoais, à medida que estudamos, ampliamos nossos horizontes e captamos o todo, ao invés das suas partes confortáveis.

O estudo dos escritos de H. P. Blavatsky e William Q. Judge - se continuado ao longo do tempo com paciência e determinação - produz um solvente que elimina a ilusão temporária do mundo. A força que sustenta este crescimento não é nem um “guru” externo nem uma fórmula pré-concebida, mas vem do dom de uma mente humana que se transforma na sua verdadeira identidade, de consciência espiritual. Esta investigação séria, aberta a todos, é a função e a meta da Loja Unida de Teosofistas.

Saudações fraternais,

A LOJA UNIDA DE TEOSOFISTAS


NOTAS:

[1] Os Raja-Iogues dos Himalaias que inspiraram a fundação do movimento teosófico em 1875 afirmam que a Humanidade é a grande órfã porque, devido ao egoísmo, em geral cada ser humano pensa apenas em si mesmo, e poucos pensam na humanidade em seu conjunto. (N. do T.)

[2] Robert Crosbie foi o principal fundador da LUT, em 1909. A LUT tem hoje lojas e grupos em cerca de quinze países, e preserva a proposta autêntica e os ensinamentos originais de Helena P. Blavatsky. (N. do T.)

[3] O Grande Movimento - referência ao conjunto dos movimentos e esforços humanitários que promovem a ética, a liberdade de pensamento e a fraternidade entre todos os seres. (N. do T.)

[4] Os textos “Declaração da Loja Unida de Teosofistas” e “As Três Proposições Fundamentais” podem ser encontrados pela Lista de Textos por Ordem Alfabética, no website www.FilosofiaEsoterica.com . “As Três Proposições Fundamentais” é parte da obra “A Doutrina Secreta”, de H. P. Blavatsky. (N. do T.)

[5] “Onde quer que estejam situados”. Esta é uma alusão a um trecho da “Declaração da LUT”. (N. do T.)



Visite sempre 

Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível ter acesso ao trabalho do e-grupo SerAtento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'