segunda-feira, 18 de julho de 2011

Seu Jardim Pode Ajudar A Baixar Sua Conta de Energia

Muitas pessoas planejam seu jardim para definir a área da propriedade, outras acreditam que isso pode aumentar o valor da casa no mercado, e muitas procuram somente uma área de lazer agradável. Porém, pouca gente sabe que um jardim bem planejado ajuda a economizar na conta de luz. Em dias quentes de verão, por exemplo, é mais fresco sentar debaixo de uma árvore ou mesmo na grama, não é mesmo? Então, árvores bem posicionadas podem deixar a sua casa mais fresca também. Isso faz com que não seja preciso ligar nem ar condicionado nem ventiladores. O U.S. Departament of Energy estima que árvores em volta da casa fazem com que o consumo de energia diminua em 25%.

Grandes árvores e arbustos são considerados mais eficientes na econômia de energia. Uma boa ideia é pensar a longo prazo, usando plantas que crescem devagar mas duram mais e aguentam condições mais severas. As árvores têm que ser localizadas perto das janelas (mas não grudadas), de modo que elas impeçam a entrada dos raios solares ou pelo menos barre um pouco deles.

Se o seu medo é que no inverno fique muito frio, não se preocupe, pois a partir do outono as folhas de algumas árvores e plantas caem fazendo com que o calor do sol entre na residência. Além disso, se você escolher uma espécie que não se encaixe nesse perfil, é possível podá-la. Mas lembre-se de que é importante pensar tanto no verão como no inverno na hora de planejar seu jardim.

Contratar um paisagista profissional é o melhor a se fazer para ter um jardim bem planejado, mas também há maneiras de executá-lo sozinho. O primeiro passo é descobrir por qual janela entra o sol da manhã e o da tarde. O sol da manhã é desejável e benéfico, então pequenos arbustos perto da parede resolvem o problema do calor. Já para a janela com o sol da tarde, que é o realmente forte, é preciso plantar árvores que fiquem cheias. A arquiteta Viviane Cunha indica plantas nativas, como a pitangueira, que estão mais apropriadas ao nosso clima. Elas têm menor chance de pegar doenças e bichos e precisam de menos água.

Por isso, anote mais um quesito a ser levado em conta: tempo de crescimento da espécie que você vai querer colocar em casa. Uma árvore pode levar 20 anos para atingir o seu tamanho máximo. Então, para começar a poupar energia mais rápido, uma dica é usar as famosas “unhas de gato”, que fazem com que o calor não passe pelas paredes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'