terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Mistério dos Cristais Gigantes de Naica

Interior da caverna de Naica
É uma "catedral de cristal" construída por forças geológicas, uma maravilha de harmonia cristalina ou cenário de ficção científica para fora da caverna secreta de Superman. Todas essas explicações para o aparecimento da Caverna dos Cristais Gigantes de Naica CSIC correspondem a especialista Juan Manuel García Ruiz, o homem que acaba de revelar a origem desta câmara singular.

A caverna é um dos monumentos mais notáveis ​​geológicas do mundo e permaneceu enterrado nas profundezas de uma mina de chumbo e prata no estado do deserto de Chihuahua. A caverna dos cristais gigantes de Naica é a acumulação de mais extraordinário de cristais de gesso conhecido no planeta e não foi descoberto até 2000, quando trabalhadores escavando uma galeria com 300 metros de profundidade encontrou um salão de beleza chocante.

Normalmente, os cristais de gesso não são mais do que alguns centímetros, mas na câmara subterrânea de Naica, cuja atmosfera é sufocante, com 50 º C e 90% de umidade relativa, sem estruturas de cristais de gesso em excesso de 10 metroscomprimento e três metros de largura.

Cristalógrafo Juan Manuel García Ruiz, do Instituto Andaluz de Ciências da Terra, foi um dos primeiros cientistas a ter acesso à caverna e agora acaba de revelar o segredo do crescimento extraordinário desses cristais. Garcia Ruiz é o autor principal da pesquisa publicada na revista Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS). No artigo, em que especialistas da Universidade de Tohoku (Japão), especialista CSIC explica que o grande crescimento destas estruturas elenco devido à lentidão com que se cristalizou.

De acordo com seus cálculos, esses cristais crescem em um ganho igual à espessura de um cabelo a cada 100 anos. "O crescimento é tão lento que até agora era quase impossível de medir. Neste estudo, foram bem sucedidos porque criamos um microscópio com a Universidade de Sendai, no Japão. Este instrumento permitiu estimar alguns dos cristais tem vindo a crescer por cerca de um milhão de anos ", diz García Ruiz.

Força Geológica

De fato, a colaboração com a Universidade Nippon Ruiz Garcia foi interposto em 11 de março na região do Japão atingida pelo grande terremoto. O cristalógrafo espanhol experimentou em primeira mão o tsunami e sobreviveu graças à ajuda de seus colegas e alunos da Universidade, que elogiou a sua coragem e solidariedade.

Sofrimento a virulência e rapidez do terremoto, García Ruiz passou a inquirir na outra ponta dos processos geológicos, como o segredo de Naica caverna é a lentidão e continuidade dos fenômenos e do professor na CSIC conseguiu explicar o que são aqueles que têm vindo a criar esses cristais tão grande e tão única câmara subterrânea.

Naica Abaixo há um ponto quente vulcânica tem vindo a dar calor, liberando depósitos minerais e metais criando minha por milhões de anos. A câmara de vidro, que mede 35 metros de comprimento por 20 de largura e tem uma altura média de cerca de oito metros, sempre foi inundada por água à temperatura alta e muito rica em minerais formados cristais de gesso.

Foi nestas condições que permitiram a cristalização lenta e contínua, que começou a ocorrer quando a temperatura da água caiu de 58 ° C, descobriram Ruiz Garcia e sua equipe. Na verdade, a caverna veio à tona em 2000 para explorar a mina, porque é a drenagem do porão de Naica. Isso tem causado é exposta ao ar, os cristais param de crescer e estão em risco de deterioração.

"Minas de Naica rica em prata, chumbo e zinco, e atualmente ainda está trabalhando neles. Portanto, não há água na caverna e os cristais têm parado de crescer, mas se um dia, quando parar de bombear água para fora, a água retorna para a sala, os cristais de selenita, já a maior do mundo, vai continuar a crescer ", explica o pesquisador do CSIC.

Garcia Ruiz chamadas para proteger aqueles "grande harmonia cristalina" e chama a atenção para a importância de outros sites com grandes cristais de gesso e, embora não tão grande quanto os de Naica tem alta estéticos e científicos. Estas minas estão em Espanha e foram também a fonte de sua pesquisa. Estas são as grutas de Sorbas (Almeria) e Roman Segóbriga minas em Cuenca.

Na verdade, a paixão Ruiz Garcia para estes cristais gigantes de gesso o levou a fazer um documentário intitulado A divulgação segredo de cristais gigantes e liberando essas lança uma visão cristalizada, desde que os romanos fizeram uso de janelas minado em Segóbriga que até a descoberta eo século XXI a câmara extraordinária no Deserto de Chihuahua. O filme é dirigido por Javier Trueba e brilhantemente mistura história, ciência e a emocionante história da perseguição de que Ruiz Garcia já se arrasta há anos em todo o mundo destas maravilhas naturais.

Na caverna Naica, Juan Manuel García Ruiz acredita que a prioridade é preservar os cristais de danos e saques da mina enquanto ela dura. "Depois", acrescenta, "é um sistema tão único, tão bonito e tão interessante cientificamente interessante para manter o bombeamento da água e se transformar em um museu de Naica do mineral na natureza, um museu vivo." Na sua opinião é um lugar único que merece ser declarada como Património Mundial.

Traduzido pelo Google Translator


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'