quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Telescópio volta a buscar sinais de inteligência extraterrestre


O Telescópio de grandes dimensões Allen (ATA) está novamente em busca de sinais de sistemas planetários onde poderia haver inteligência extraterrestre. Entre os seus primeiros alvos estão alguns dos candidatos a planetas, localizados fora do Sistema Solar, descobertos recentemente pela sonda espacial Kepler, da NASA.

"Esta é uma oportunidade excelente para observações ", disse Jill Tarter, diretor do Centro de Pesquisa SETI. "Pela primeira vez, podemos apontar nossos telescópios para as estrelas, e saber que essas estrelas realmente hospedam sistemas planetários. Incluindo pelo menos um que começa a se aproximar da Terra , em uma na zona habitável em torno de sua estrela-mãe. Esse é o tipo de mundo que poderia ser o lar de uma civilização capaz de construir transmissores de rádio", disse.

O telescópio havia sido colocado no modo de hibernação em abril passado devido a dificuldades orçamentárias do instituto de pesquisa Seti. Com o novo financiamento recentemente adquirido, o ATA pode retomar observações de onde parou.

A intenção é continuar a examinar os milhares de novos candidatos a planetas encontrados pela sonda espacial Kepler. Será dada prioridade à meia dúzia de mundos descobertos até agora que estão localizados em zona habitável de uma estrela, uma gama de raios orbitais onde as temperaturas não são nem muito quente nem muito frio para a existência de água líquida. A maioria dos astrobiólogos consideraram que a água líquida é uma condição essencial para a existência da vida.

Observações ao longo dos próximos dois anos permitirão uma exploração sistemática dessas descobertas de Kepler. O ATA é únicp no fornecimento de acesso imediato a dezenas de milhões de canais a qualquer momento, em qualquer lugar nesta faixa de 9.000 milhões de canal (cada canal é de 1 Hz de largura). Muitas pesquisas recentes foram frustradas em funçãp das faoxas de freqiuência limitadas.

O reinício dos trabalhos do SETI tem sido possível graças ao interesse e generosidade do público que apoiou a pesquisa através do site www.SETIStars.org. Fundos adicionais necessários para a reativação do observatório e das operações estão sendo fornecidas pela Força Aérea dos Estados Unidos, como parte de uma avaliação formal da utilidade do instrumento de percepção situacional do espaço (ver www.seti.org / AFSPC para mais informações).

Fonte: www.seti.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'