quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Obra-prima esotérica do século 19 ganha nova edição

Helena Petrovna Blavatsky é um dos maiores nomes
da literatura esotérica contemporânea
Com a proposta de buscar a fraternidade e a verdade, em 1875, na cidade de Nova York, 16 estudiosos de esoterismo fundaram a Sociedade Teosófica. Entre os membros fundadores estava Helena P. Blavatsky (1831-1891), uma das responsáveis pelo ressurgimento de ideias esotéricas no Ocidente e considerada uma das mais importantes ocultistas do século 19.

A obra-prima de Blavatsky, "A Doutrina Secreta", acaba de ser republicada pela editora Pensamento. O livro foi revisto e editado por Michael Gomes, historiador dedicado aos movimentos esotéricos e estudioso da teosofia.

"Encadernado em tecido cinzento, os dois volumes originais de 'A Doutrina Secreta' foram publicados em 1888 com o selo da recém-criada editora da Sociedade Teosófica", conta na introdução do volume. "O livro continua a ser publicado até hoje e tornou-se um dos clássicos mundiais do esoterismo".

Em volume único, o livro discorre sobre a origem e o desenvolvimento do Universo e da própria humanidade. A edição também fornece notas e um glossário que esclarecem referências arcanas.

Segundo Gomes, "o texto, conforme o apresenta, não é uma tradução literal, que seria 'de todo incompreensível' para os leitores, mas, sim, sua interpretação dele, com o acréscimo de explicações entre parênteses".


Os adeptos da teosofia ainda hoje investigam cultos antigos e analisam descobertas científicas recentes. Abaixo, conheça outros livros sobre o tema.

Organizado por Arya Asanga, teósofo e mestre hindu, "O Livro Perdido de Dzyan" traz comentários que esclarecem os conceitos herméticos tratados por Blavatsky em sua obra.

O inglês Charles Webster Leadbeater (1847-1934) é outro grande divulgador da teosofia e discípulo direto de Blavatsky. De seus escritos, destacam-se "O Homem Visível e Invisível" e "A Visão Teosófica das Origens do Homem"

Jiddu Krishnamurti (1895-1986) é conhecido pela originalidade e pela abordagem complexa. Chamado de "Instrutor do Mundo", aos 13 anos iniciou seus estudos na Sociedade Teosófica, que o considerou um dos grandes mestres do mundo.

"Aos Pés do Mestre", que possui uma versão de bolso, é avaliada por muitos estudiosos como a obra cabal do indiano. "Krishnamurti para Principiantes" apresenta os questionamentos e os problemas que todo ser humano enfrenta em sua vida diária.

Autor: Helena Petrovna Blavatsky
Editora: Pensamento
Páginas: 248
Quanto: R$ 31,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'