sábado, 17 de agosto de 2013

Novas ROUPAS SOLARES podem CARREGAR SMARTPHONES


A agência Gelderland Valoriseer liderada por Christiaan Holland, a designer de moda Pauline van Dongen e o especialista em painéis solares Gertjan Jongerden juntaram-se para criar a Wearable Solar – um projeto de roupa solar com muito estilo.


Os protótipos já existentes incluem um casaco e um vestido, feitos a partir de couro e lã, com uma série de artifícios que se abrem para absorver a energia solar. Na sombra, as mesmas secções podem ser dobradas e escondidas.


Pauline van Dongen diz que as peças imitam as células da pele humana, com uma estratificação posicionada em camadas. Alguns dos módulos incluídos na roupa contêm até 48 células solares flexíveis, o suficiente para carregar um smartphone normal em 50% após uma hora de exposição ao sol.


A roupa tem um design arrojado, contudo fácil de usar. O vestido é mais confortável, pois inclui painéis solares flexíveis. A rigidez das células solares do casaco, contudo, torna-o mais eficiente em ternos de captação de energia.


A designer holandesa entende que a moda não pode existir círculo fechado. “Como designer de moda, ao trabalhar na área da tecnologia, vejo a importância de uma abordagem interdisciplinar”, revela ela ao Ecouterre. “De modo a alcançar a inovação na moda é essencial conectar diferentes sectores e áreas de especialização.”


A energia solar, segundo a criadora de moda, oferece uma “forma inteligente e cautelosa” de usar os recursos do planeta. “Estou fascinada com o enorme potencial do sol.”


Estas peças de roupa inteligentes, preenchidas com células solares coletoras de energia, são sem dúvida uma solução ideal para situações em que não se tem acesso a eletricidade. Ainda não estão disponíveis ao público, embora a equipe revele que o próximo passo seja avançar para a sua comercialização.


O que você achou da roupa solar? Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'