segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Gadget que nos permite RESPIRAR DEBAIXO D'ÁGUA


Muitas vezes, a realidade imita a ficção e parte dos objetos visionários utilizados nos filmes e livros de ficção científica tornam-se realidades. A inspiração do designer Jeabyun Yeon, da Coreia do Sul, não chegou de um filme de ficção científica mas de James Bond: um respirador que permite a qualquer pessoa mergulhar calmamente, como se fosse um peixe.


O gadget chama-se Triton e deixa-nos respirar debaixo de água sem botijas de oxigênio, num conceito com dois braços – ou ramos – que funcionam como guelras que separam o oxigênio, libertando a água para que qualquer pessoa possa respirar continuamente, enquanto mergulha.


Segundo o designer, o Triton “transforma, instantaneamente, o seu utilizador num peixe-homem”. A máscara atua como uma guelra de peixe, extraindo oxigênio da água para que o seu utilizador continue a respirar.


A máscara utiliza um micro compressor muito pequeno mas poderoso, comprimindo o oxigênio e armazenando-o em tanques. Por outro lado, o gadget funciona com uma micro bateria – cerca de 30 vezes mais pequena que uma bateria normal.


Jeabyun Yeon diz que o conceito vai mudar a forma como as pessoas abordam a água, mas  ainda não conseguimos perceber de que forma o Triton vai mudar – para positivo – a nossa biodiversidade marinha.


Um dia, o Triton poderá tornar obsoleta a garrafa de mergulho, mas esse dia ainda estará longe. Veja algumas fotos do gadget abaixo e deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.

Fonte: engenhariae.com.br


Um comentário:

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'