quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ANÁLISE DA DUALIDADE



A Dualidade é uma das manifestações da Fonte, como Yin(Lado Preto): Frio, Sombra, Abstrato, Subjetivo, Caos, Feminino e Yang(Lado Branco): Calor, Luz, Lógico, Objetivo, Ordem, Masculino.

Onde Yang tende a se expandir, se afastar do centro e Yin tende a contrair, a ir em direção do centro.

Os exemplos que dei são apenas para mostrar como é inerente a existência de opostos, mas que na realidade não são opostos, apenas formas diferentes de existir. As polaridades ditas opostas não devem ser interpretadas como "Bem e Mal" pois isso é uma criação da mente humana, não existe tal coisa, isso é uma questão de opinião e a Singularidade não opina, ela simplesmente É, tudo!

Há ainda a visão de "positivo" e "negativo", mas novamente, ambos são apenas perspectivas. Assim como "nada"("negativo") e "tudo"("positivo"), um precisa do outro para existir, pois o nada não seria nada se não houvesse um conteúdo, e o conteúdo não seria um conteúdo se não houvesse um espaço no qual ele pudesse existir, esse espaço é o nada.

Um simbolismo comum em varias culturas orientais e no ocultismo ocidental, é que a luz se projeta na escuridão pra compreender a si própria(Que é puro Amor), refletida no seu oposto, que seria a ilusão da ausência de si mesma (que gera a manifestação do Medo). Penetra dentro da ilusão de separação para se achar novamente. 

Quando o UM/Absoluto(Singularidade) era só luz estava cego em si, e a sombra nem sequer tinha consciência da sua existência. Nós estamos vivenciando essa dança entre sombra e luz, pelo menos enquanto estivermos nessa realidade. É necessário a existência do "caos"(sombra), ou seja, uma fragmentação do todo, para podermos analisar pedaço por pedaço, um de cada vez, quando tudo está junto é simplesmente pura consciência, agora o nosso trabalho é criar consciência de que estamos conscientes, em todos os níveis!

Nós somos a Singularidade/Observador, o UM, a Luz, Pura Consciência, se projetando na ilusão da nossa ausência, na escuridão, para enxergarmos a nos mesmos em partes, e não completos.

Esse é o modelo mais comum.

Um fato interessante é que essa dualidade está embutida até na estrutura da nossa mente. Existem muitas pesquisas, e muitos padrões descobertos sobre a mente humana, mas um estudo em especial que quero destacar, que é do psicólogo Carl Gustav Jung e o seu modelo da Psique humana(Psiquê na mitologia grega* é a personificação da alma):

+ Ego: O ego é o conjunto de personalidades que acumulamos, os padrões de comportamento que gostamos e assimilamos, então tomamos como parte do nosso comportamento também. É o nosso lado consciente. Essa consciência faz uma divisão de preferências, é isso que cria a...

+ Persona: A persona é o que você gostaria de ser, ou acha que é. É a sua personalidade ideal, baseada na sua opinião e no que você conhece.

- Shadow(Sombra): É o conjunto de todas as outras informações que foram assimiladas, incluindo as que não foram "iluminadas" pela consciência do Ego. A Sombra é o nosso lado subconsciente, embora continue fazendo parte da estrutura do Ego.

- Animus/Anima: É a "roupa" que a sombra usa para se comunicar com a estrutura consciente, a comunicação é sempre de maneira abstrata(Intuição, imaginação, sonhos, projeções mentais de formas-pesamento e algumas vezes até manifestações sensoriais como em casos de esquizofrenia) fazendo o Ego desenvolver melhor a capacidade de interpretação. Animus é o aspecto masculino nas mulheres, e Animas é o aspecto feminino nos homens.

∞ Self: É o Observador, a única real liberdade se encontra nessa singularidade, o "ponto zero" do nosso ser. Aqui se encontra nossa essência, a Fonte de tudo, "deus", nosso verdadeiro Ser.

* (Mitologias em geral são partes do nosso subconsciente, as historias foram criadas para expressar conceitos e sentimentos profundos do nosso mundo interior, hoje em dia os filmes, desenhos e etc tomaram o lugar da mitologia antiga, mas servem o mesmo propósito: Nos mostrar parte de nós que ainda não conhecemos ou não queremos ver como parte de nós)

É importante destacar que a separação é uma ilusão, jamais podemos nos separar do todo.

A dualidade é só um JOGO, estamos dando forma a parte de nós que é abstrata. Essa realidade é real somente até certo ponto, mas mesmo sendo "real", não faz dela nossa verdade absoluta, SE existe uma verdade absoluta, ela certamente é o conjunto de verdades relativas.

O UM nunca nasceu, e nunca vai morrer, pois é a existência em si, tudo que existe é o UM, o que não existe simplesmente não existe, é impossível imaginar o que não existe, qualquer coisa que existe faz parte do UM, portanto está conectado!

Esse é um dos aspectos fundamentais a serem compreendidos, a separação é somente uma ilusão, o externo é reflexo do interno. Toda a ignorância do mundo está dentro de cada um de nós. Toda a maldade está dentro do coração humano também. É muito fácil cairmos na crença de que o mal mora no coração dos criminosos, dos traficantes de drogas, dos terroristas, das pessoas de caráter duvidoso… 

Ou seja, que o mal mora no coração do outro. Esse é um dos pilares que sustenta a teia de ilusões. Tudo está dentro; aquilo que não está aqui não está em lugar algum. Nós somos cocriadores de tudo o que existe no mundo. Está tudo absolutamente relacionado. Somos um só. Somos um só na luz e um só na sombra.


Fonte: Ergom Abraham


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'