A Geomancia é um dos oráculos mais antigos existentes. Suas origens remontam à África, embora tenham MUITAS semelhanças com o I-Ching chinês. O próprio Jesus Cristo (Yeshua) é retratado em diversos Apócrifos como tendo “escrito nas areias” antes de responder aos questionamentos de alguns homens que o procuravam. Como Essênio, é muito claro que ele era também um Mestre de Geomancia.
Da Geomancia originaram-se os Ifás e as Runas; e de seus estudos aprofundados com a Kabbalah e o Livro de Toth, os mamelucos desenvolveram no Egito o “Tarock Mamluk”, que posteriormente deu origem às 78 lâminas do Tarot.
O princípio pela qual este oráculo funciona é relativamente simples. O consulente entra em um estado alterado de consciência (recomendo o exercício da Vela, que já postei aqui no Blog, para exercitar este estado do “não-pensar” necessário em diversos exercícios esotéricos) e vai traçando pontos sobre um papel (ou fazendo marcas na areia com um bastão).
Faz quantos pontos quanto sentir necessários, sem contar, passando para a linha seguinte, e repetindo o procedimento por 4 vezes, até formar quatro linhas de pontos.
Quando sair da meditação sobre o problema, o consulente vai riscando os pares de pontos em cada linha, até chegar a uma última fileira apenas, que terá 1 ou 2 pontos.
Estas combinações fazem 16 tipos de imagens possíveis, exemplificadas no desenho que abre este tópico.
As combinações estão ligadas diretamente aos Planetas da alquimia, e por correspondência, aos Planetas e Signos da Astrologia. Assim sendo, temos Sol (Fortuna Major e Fortuna Minor), Lua (Populus e Via), Mercúrio (Albus e Conjuntio), Vênus (Puella e Amissio), Marte (Puer e Rubeus), Jupiter (Acquisitio e Laetitia), Saturno (Tristitia e Carcer) e o Dragão, representando a própria Árvore da Vida (Caput Draconis e Cauda Draconis).
São Elas:
Via (1-1-1-1), Destino, indecisão, situação sem escolhas, …
Cauda Draconis (1-1-1-2), A Má Orientação, mau conselho, más companhias, engano, …
Puer (1-1-2-1), A Dificuldade, menino, situação complicada, …
Fortuna Minor (1-1-2-2), Pouca Sorte, crescimento material, …
Puela (1-2-1-1), Coisas fáceis, menina, situação de simples resolução, …
Amissio (1-2-1-2), O Prejuizo, perda, queda, …
Carcer (1-2-2-1), Caminhos Fechados, perda da liberdade, etar presso a um situação ou a pessoas, situação pouco favorável, …
Laetitia (1-2-2-2), A Satisfação, coisas boas, alegria, …
Caput Draconis (2-1-1-1), A Boa Orientação, bom conselho, bons contatos, boa dica, …
Conjunctio (2-1-1-2), Caminhos Abertos, receber ajuda de pessoas, liberdade, boas possibilidades, …
Acquisito (2-1-2-1), O Lucro, ganho, vantagem, …
Rubeus (2-1-2-2), A Revolta, briga, guerra, stress, confusão …
Fortuna Major (2-2-1-1), Muita Sorte, crescimento espiritual, …
Albus (2-2-1-2), A Aceitação, paz, tranquilidade, …
Tristitia (2-2-2-1), A Insatisfação, coisas ruins, tristeza, …
Populus (2-2-2-2), Banalidade, pessoas, fofoca, influência de pessoas externas, …
Os traços eram feitos para quatro aspectos da vida do Consulente: Fogo (tratando de questões espirituais), Água (tratando de questões emocionais), Ar (tratando de questões intelectuais) e Terra (tratando de questões materiais) e a combinação de todas as 16 linhas dá ao consulente uma visão clara de como estãos as luzes astrais ao seu redor no momento da consulta.
É um mecanismo simples e muito prático, que pode ser consultado em qualquer local e originou praticamente todos os Oráculos conhecidos. Para dominá-lo, é necessário ter bons conhecimentos sobre Astrologia Hermética e Kabbalah.
Fonte: www.deldebbio.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'