Se por acaso algum dia os robôs dominarem o mundo, nem pense em lutar fisicamente contra eles – você não teria a menor chance. Cienitstas da Universidade da Califórnia, nos EUA, criaram um músculo robótico que é 1.000 vezes mais forte que os músculos do braço humano! O truque? A contração e expansão do dióxido de vanádio a uma temperatura de 67 °C.
Esse material já é amplamente utilizado em equipamentos eletrônicos e outras indústrias, principalmente porque ele tem uma incrível capacidade de alternar entre um isolante elétrico e condutor, baseado puramente em temperatura.
A exatamente 67 graus Celsius, a estrutura sofre uma mudança de fase que permite o fluxo livre de elétrons através do sistema. Essa mudança física ocorre com uma força incrível, conforme pode ser visto no vídeo acima.
O resultado é incrível: o músculo robótico pode levantar objetos 50 vezes mais pesados do que ele mesmo e em uma distância de 5 vezes o seu próprio comprimento – em apenas 60 milissegundos (mais rápido do que o piscar dos olhos).
Além da possibilidade em criar robôs ultra-fortes, os pesquisadores acreditam que o músculo robótico poderia resultar em eletrônicos energicamente muito eficientes no futuro.
Fonte: ExtremeTech
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'